Ouro Preto é um museu aberto que resguarda belíssimas edificações da arquitetura barroca em conformidade com a paisagem natural em suas montanhas e vales que percorrem os seus mirantes. As atratividades somadas aos eventos e às festividades tradicionais, principalmente ligadas à arte e à religiosidade, encantam e atraem turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.
A cidade dispõe de variadas oportunidades de lazer que corresponde ao Turismo Histórico-Cultural. O valor cultural de Ouro Preto é revelado nos títulos que cidade carrega, como o de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, ao preservar o conjunto histórico do casario colonial português e da arquitetura barroca de suas edificações centenárias, além dos diversas qualificações, como melhor destino histórico-cultural do Brasil (Datafolha nos anos de 2015, 2016 e 2018), a maior taxa de sobrevivência de pequenos negócios do Brasil (SEBRAE/2016), e é categorizado pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do País.
A atividade turística é um fator determinante para a economia local e nos últimos meses a cidade obteve um aumento de 10% no turismo. Ouro Preto atende em média, 500 mil turistas (dados da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio) e a taxa de ocupação média nos hotéis da cidade subiu em torno de 10% ao ano, conforme dados fornecidos pelos próprios empresários.
O empresário Antoninho Tavares destaca essa mudança nos números: “Entre os meses de janeiro a maio de 2019, tivemos uma queda nas reservas dos hotéis, estimada em 20% no faturamento no setor, se compararmos aos números do mesmo período em 2018, na região. Muito devido ao acontecimento (de veiculação na mídia) do rompimento de barragens na região, depois do acidente em Brumadinho e manutenção na via de acesso à cidade de Ouro Preto. No entanto, no mês de junho deste ano, tivemos um crescimento de 10% e de 15% no mês de julho, o que reflete a um crescimento relativo à receita no setor, se comparado ao ano de 2018. Seguimos com a expectativa de uma melhora no mercado como um todo para o mês de agosto e para os próximos meses, pois o reflexo dos valores positivos em junho e julho, foram obtidos devido aos trabalhos conjuntos do poder publico e privado, em dedicação de prestar informações necessárias sobre os risco das "barragens" e várias ações de marketing e pequenos eventos que fez considerável atração de turistas ao destino”, ressalta Antoninho Tavares.
O crescimento da movimentação no turismo, também refletiu nos números da economia da cidade, a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) aponta que o setor de serviços, dos setores econômicos do município em que o turismo se encaixa, teve um notável desenvolvimento indicando um crescimento de 36,4%, o melhor número em participação da arrecadação da cidade, em relação aos últimos 12 anos, considerado também pelo presidente da ACEOP, Paulo Ferreira, que afirma que “os números apontam para a tão buscada diversificação da economia na cidade. O setor de serviços tem se aprimorado, e com a retomada do turismo na cidade, aliado à realização de vários eventos, poderá conduzir a economia ouro-pretana a dias mais prósperos”.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra salienta as ocorrências da taxa de crescimento do turismo em Ouro Preto: “A tendência que essa taxa de crescimento continue evoluindo como está sendo os últimos anos, apesar dos problemas que tivemos com as notícias de barragem em Minas Gerais, continuamos conduzindo bem os nossos projetos e percebemos que o turismo continua crescente, observando os meses de junho e julho com um movimento tão bom e superior ao do ano passado, demonstrando assim, o comprometimento de todo trade turístico, além de um trabalho perfeito da comunicação da prefeitura junto ao departamento de comunicação e marketing de destino, combatendo também as “Fake News”, desmentindo as notícias e evidenciando que Ouro Preto se mantém intacta, reverberando aos quatro cantos. A cidade comemora os números satisfatórios e surpreendentes e estamos nos empenhando para manter e trazer ainda mais visitantes para conhecer Ouro Preto e desfrutar de tudo que ela oferece”, finaliza Felipe Guerra.
Foto Ane Souz