Nossos judocas Maxsuel Ferreira, deficiente visual, Carlos André, deficiente visual parcial, e Lucas Vieira, portador de síndrome de Down, disputarão a etapa nacional de Judô no Rio de Janeiro. Os três são integrantes da Fundação Aleijadinho e estarão na cidade maravilhosa no próximo sábado (05/10). A competição é organizada pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e acontecerá na Arena Juventude, também conhecida como arena Deodoro, que foi utilizada nos jogos olímpicos de 2016.
Os três atletas mais o Sensei Carlos Simões contarão com a Prefeitura de Ouro Preto para se deslocarem até Belo Horizonte, onde se encontrarão com a delegação de Minas Gerais para viajarem juntos ao Rio de Janeiro.
O técnico Carlos Simões, que acompanhará os atletas na competição, reforça a importância do programa para os jovens portadores de deficiência. “O Judô competitivo, mesmo de forma adaptada, possibilita a integração com o outro e estimula não apenas o desenvolvimento físico, mas também proporciona o aumento da autoestima, o controle da ansiedade e do medo, além de desenvolver a parte intelectual e sócio-afetiva dos praticantes”.
Os competidores compõem o programa “Judô para todos, um Ippon no preconceito” que é resultado de uma parceria entre a Fundação Aleijadinho e a APAE Ouro Preto, contando também com o apoio da Prefeitura. O principal objetivo é promover o bem-estar e o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio de aulas de Judô semanais.
Foto: Atletas irão representar Ouro Preto na etapa nacional do campeonato Judô para Todos. Divulgação Fundação Aleijadinho.