Na medida que carnaval é festa e alegria, no presente trabalho sobre “O Balanço da Cobra” coloco uma cobra propondo ao herói Tiradentes que ele entre na folia. Ela sobe o pedestal e defronte ao Mártir, sorrindo, lhe faz o surreal convite. E num enigmático diálogo de corações, ele aceita a proposta sedutora. Tiradentes, apesar de toda austeridade histórica, e diante do surpreendente ato de cumplicidade, destitui-se de seu vulto heroico e se integra à grande festa popular.
Quanto à sua célebre frase “Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria”, aqui ela transforma-se em divertida paródia: “Se dez vidas eu tivesse, dez carnavais eu brincaria...”. Utilizei curvas e contracurvas, na cobra e nas letras, criando um sentido de movimento, do percurso do Bloco serpenteando-se pelas ruas, pontes e becos da cidade. E onde a própria grafia da frase/título revela o caminhamento da cobra, em zigue-zague, suspensa pelos ares.
No desenho tentei expressar, de um lado, o triste capítulo da condenação de nosso grande herói e, do outro, o festivo e famoso Carnaval de Ouro Preto e os 45 anos de alegria do Balanço da Cobra.
Carlos Bracher
Janeiro de 2020
Com Desenho e Arte do Artista Plástico Carlos Bracher, o Balanço da Cobra lança sua camiseta nesta sexta-feira, dia 31 de Janeiro às 19h30, na Cachaçaria Milagre de Minas, em Ouro Preto, Praça Tiradentes!!! Todos convidados!!! Preço da Camiseta R$40,00 - O Bloco sai na segunda-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro às 17h pelas ruas e ladeiras da Cidade Patrimônio da Humanidade - Carnaval Patrimônio 2020