No intuito de manter a cidade mais limpa e organizada, a Prefeitura de Ouro Preto deu início à instalação de lixeirinhas móveis em pontos comerciais da cidade e em espaços onde há maior circulação de pessoas.
Para que tal empreitada possa dar certo, a Prefeitura conta com o apoio dos comerciantes locais, uma vez que elas são colocadas apenas nos estabelecimentos cujo proprietário se comprometa a fazer a retirada do lixo depositado. Este acordo é formalizado por meio da assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o comerciante fica obrigado a zelar pela manutenção e preservação deste bem público.
Inicialmente as lixeiras estão sendo colocadas no Centro da cidade, e “posteriormente serão ampliadas para outros bairros e distritos,” como destacou o prefeito Júlio Pimenta.
A ideia é que as lixeiras fiquem mais acessíveis às pessoas, por isso elas são colocadas na parte externa dos estabelecimentos. Os recipientes se destinam a receber lixo de mão, tais como: garrafinhas de água, refrigerante, embalagens de picolé, balas, entre outros.
O superintendente municipal de Limpeza Urbana, Mauro Lúcio Santos, explica que “Ouro Preto é uma cidade com ruas muito estreitas e por isso fica difícil a instalação de lixeiras muito grandes. Portanto, este modelo se adequa melhor a nossa realidade”, pontuou.
O proprietário da Farmácia Tiradentes, Mauro Menezes, elogiou a iniciativa da Prefeitura e destacou a importância de existirem lixeiras distribuídas pela cidade. “A Prefeitura está de parabéns porque Ouro Preto é uma cidade que recebe muitos visitantes ao longo de todo ano, com isso, a demanda por este tipo de serviço é sempre muito grande”, destacou.
A expectativa é de que aproximadamente 70 lixeiras móveis, todas adesivadas com a logo da Prefeitura, sejam instaladas não somente em estabelecimentos comerciais, mas também em locais como pontos de ônibus, Terminal Rodoviário, Praças, Avenidas e onde existir um fluxo intenso de pessoas.
Os comerciantes que não receberem as lixeiras e tiverem o interessem em participar dessa ação podem fazer a solicitação na Secretaria de Obras, junto ao Departamento de Limpeza Urbana, por meio do número (031) 3559-3279, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.
A Prefeitura pede a colaboração de todos para que preservem as lixeiras e as utilizem adequadamente.
Foto: 70 lixeiras serão distribuídas por toda a cidade. Ane Souz