Aconteceu na noite de 06 de fevereiro de 2020 (quinta-feira) , no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto MG, o Painel de Desenvolvimento Econômico e Social que contou com a presença de empresários, profissionais liberais das mais diversas áreas, professores, líderes comunitários e outros atores da sociedade civil , contou ainda com a Presença dos palestrantes, o ex. presidente da federaminas e atual chefe de gabinete do Senador Carlos Viana , Emilio Paroline e ainda com a presença do secretário adjunto de Minas Gerais, Fernando Passalio.
Na abertura do evento Marcio Homem de Mello (Mec/Bazar Farias) falou em nome do MOVIMENTO VIVA OURO PRETO Destacou, que o grupo representado por ele vem reunindo a mais de um ano, e que tem como missão unir todos cidadãos de Ouro preto, para pensar e planejar o município para os próximos 20 e 30 anos e construir juntos de forma objetiva e factível um plano com as melhores práticas de governança municipal que nossos filhos e netos terão orgulho.
Na sequência O ex-presidente da Federaminas, Emilio Parolini, em sua apresentação, falou sobre o Movimento Pró-Município, que trabalha com base nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Destacou que gostaria de levar o associativismo para a política e a política para o associativismo e que o Pró-Município é sucesso em outras cidades mineiras porque o trabalho é realizado a partir da integração das principais forças das cidades: entidades empresariais, poder público e sociedade civil.
O secretário adjunto de Minas, Fernando Passalio, destacou em sua apresentação o programa Minas Livre para Crescer, que foi criado em 2019 para promover a liberdade econômica em Minas Gerais e tornar o estado mais competitivo e fácil para empreender. Ele comentou, também, sobre o programa de privatização do governo do Estado de Minas Gerais, que irá priorizar o desenvolvimento econômico, atuando em prol do interesse coletivo Por fim o Empresário Valmir (Maximiano Confecções) falou sobre as sequência dos trabalhos do MOVIMENTO VIVA OURO PRETO, e disse que na próxima etapa será criada as câmaras temáticas onde se reunira especialistas para discutir os temas do Nosso desenvolvimento Sustentável com destaque para os cinco pilares definidos pelo Grupo ,Turismo, cultura e Esporte, Industria, educação