A Prefeitura de Ouro Preto inicia na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, a 2º fase da vacinação contra a gripe (influenza), em todo o município. A campanha, voltada para grupos prioritários, em uma primeira fase foi destinada para idosos e profissionais da área de saúde. Agora será disponibilizada para os seguintes grupos: Portadores de doenças crônicas e alunos da APAE, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, brigadistas e militares), caminhoneiros e motorista e cobradores do transporte coletivo.
A vacinação será realizada nas unidades básicas de saúde. Confira o documento de identificação necessário para cada grupo:
- Portadores de doenças crônicas e alunos da APAE: Receita de vacina, relatório médico ou receita de medicamentos de uso contínuo dos últimos 6 meses, comprovante de matrícula na APAE.
- Funcionários do sistema prisional: carteira de identificação funcional.
- Profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, brigadistas e militares): carteira de identificação funcional.
- Motorista: carteira de habilitação categoria E.
- Motoristas e cobradores do transporte coletivo: crachá de identificação funcional acompanhado da identidade.
- Para a população privada de liberdade, que são os presos em cumprimento de pena, o agendamento deverá ser feito no presídio.
A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina foi oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e agora está disponibilizada para os demais grupos de maior vulnerabilidade.
A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.