Maestro Rodrigo Toffolo e o violinista Carmelo de los Santos fazem um bate-papo sobre o concerto nesta quarta, dia 6 de maio, às 20h, em live no Instagram
A Orquestra Ouro Preto resgata mais um concerto inédito para o público nessa quarentena. Dessa vez, a arte do compositor e regente alemão Felix Mendelssohn (1809 - 1847) será apresentada no Concerto para Violino e Orquestra em Ré Menor, com participação do solista Carmelo de Los Santos, ao violino. Gravado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em junho de 2019, o concerto será disponibilizado na íntegra no canal da Orquestra no YouTube.
O lançamento será nesta quarta, dia 6 de maio, às 20h, durante live no Instagram da Orquestra, em que o Maestro Rodrigo Toffolo conversará com Carmelo de los Santos, violinista de destaque no Brasil e diversos países do mundo. No encontro, os músicos apresentarão a história do concerto, informações sobre a obra do compositor alemão, além de trocar ideias sobre empreendedorismo cultural.
PROGRAMAÇÃO DAS LIVES
No ano em que comemora 20 anos de atuação, a Orquestra Ouro Preto suspendeu a agenda de concertos em função da quarentena e tem disponibilizado nas mídias digitais todos os discos gravados, retrospectivas e ações feitas “Muito Além da Música”, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Digital. Sob os signos da excelência e versatilidade a formação orquestral mineira tem feito lives semanais, além de gravações de vídeos com artistas parceiros e novos arranjos para as redes sociais.
SAIBA MAIS SOBRE CARMELO DE LOS SANTOS
Um dos mais importantes violinistas brasileiros da atualidade, Carmelo é ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o primeiro prêmio no 4º Concurso Internacional de Cordas Júlio Cardona (Portugal), primeiro prêmio no Music Teachers National Association (MTNA) Collegiate Artist Competition (USA) Collegiate Artist Competition (USA), e segundo prêmio no Young Artist International Competition (Argentina) e o Prêmio Eldorado (BRA). Como solista, colaborou com mais de 40 orquestras pelo mundo, incluindo a New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica, New
Mexico Symphonies, Montevidéu Philarmonic, Orchestra Musica d’Oltreoceano (Roma) e as principais orquestras do Brasil.
MENDELSSOHN
Felix Mendelssohn-Bartholdy nasceu em Hamburgo, em 3 de fevereiro de 1809 e faleceu em Leipzig, em 4 de novembro de 1847. Começou a dar concertos aos 9 anos de idade. Além de piano e composição, estudou literatura e arte, dominando a expressão literária com a mesma facilidade com que dominou a música. Alcançou grande popularidade como compositor e regente. Em 1835 assumiu a direção da famosa orquestra do Gewandhaus, em Leipzig, e fundou, em 1843, o conservatório da cidade, onde ele e Schumann ensinaram composição. Mendelssohn é um compositor eclético, embora de linguagem muito pessoal. Inspirado por sentimentos românticos, ele criou obras de alta qualidade formal, fiel ao classicismo vienense.