Dentro do ano que marca os 300 anos de criação da Capitania de Minas Gerais, junto aos registros históricos que também marcam o tricentenário da Sedição de Vila Rica ou Revolta de Filipe dos Santos, o Coletivo Olho de Vidro expõe EU EM MINAS DE MIM a partir do poema “Trilemas da Mineiridade”, de Affonso Ávila, que, através do “eu lírico” e de forma construtivista explora o sentido e o sentimento de ser mineiro.
O Coletivo Olho de Vidro, hoje composto por três fotógrafos e um poeta, surgiu no ano de 2007 em Ouro Preto. Realiza uma exposição anual, onde estabelece um espaço de reflexão e experimentação por seus integrantes que trabalham sobre o tema proposto, cada qual no seu canto, de forma independente e desconhecida. Assim, o Coletivo tem como premissa a diversidade do pensar e do olhar.
Em função das limitações impostas pela pandemia do Covid-19, o Coletivo produziu este vídeo como exposição virtual, contando também com a participação de quatro fotógrafos convidados e com o apoio do Museu da Inconfidência, local onde vem realizando há alguns anos suas exposições.
O Coletivo Olho de Vidro é composto pelos fotógrafos Alexandre Martins, Eduardo Tropia e Heber Bezerra e pelo poeta Guilherme Mansur. Os fotógrafos convidados são Lucas de Godoy, Mila Damasceno, Suttane Hoffmann e Vinicius Terror. A trilha sonora do vídeo é de Emílio Castilho.
Lançamento será no sábado, dia 8/8/2020, às 21h, na live “Sacada Elétrica” no Instagram @eduardo_tropia e subsequente disponibilização no Instagram @coletivoolhodevidro.
Contato: coletivoolhodevidro@yahoo.com.br