Entregue à comunidade ouro-pretana no aniversário da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento Dom Orione (UPA) completou no último dia 08 de agosto um mês em funcionamento.
A unidade, fruto de um convênio com o Governo Federal, foi aberta em meio à pandemia do novo coronavírus e é apoio a alta demanda no sistema público de saúde. Neste primeiro mês já contabilizou cerca de 3000 atendimentos a pacientes, que foram acolhidos, consultados e medicados.
Localizada em um ponto privilegiado, na avenida Américo Renné Gianetti no bairro Saramenha, a Upa conta desde a última semana com um equipamento de Raio X, adquirido para completar o atendimento de alta qualidade à população local.
O médico plantonista Dr. Eder Hiroo Nakamura destaca a facilidade de acesso da Upa Dom Orione. “Essa localização na entrada da rodovia e próxima à Santa Casa é muito relevante. Facilita e agiliza em caso de necessidade o deslocamento do paciente tanto da Upa para a Santa Casa, como da Santa Casa para a Upa”.
A unidade possui 19 leitos de observação, sendo cinco masculinos, cinco femininos, cinco pediátricos, um de isolamento respiratório e três de urgências. Há ainda oito leitos para medicação rápida, consultórios de atendimento, sala de sutura e curativos, sala de coleta de material, sala de inalação, sala de eletrocardiograma, sala de aplicação de medicamentos, sala de exames de radiologia geral, sala de isolamento, farmácia interna, além das áreas administrativa, de funcionários e de apoio.
O enfermeiro Anderson Oliveira elogia. “Uma estrutura de super importância para a cidade de Ouro Preto. Ela oferece uma qualidade de atendimento muito boa, com facilidade de acesso para veículos. É uma estrutura excelente com salas amplas e arejadas. A saúde da cidade só tem a ganhar com isso”.
A unidade de saúde possui profissionais qualificados e competentes que prestam atendimento com zelo e dedicação.
Maria Paula Silva, do bairro Piedade, agradece. “O atendimento está bom. Bem acolhido, bem atendido. Mudou muito mesmo”. Vera Lúcia Toledo, moradora do bairro São Cristóvão também está satisfeita. “A Upa aqui está ótima. Estou gostando muito do atendimento. Ficou bem melhor e bem maior. Vim de ônibus e ele para na porta. Já precisei vir três vezes e sempre fui bem atendida, por médicos e funcionários. Aprovado”.
Rede de Saúde
Além da Upa Dom Orione, o atendimento a pacientes na Rede Municipal de Saúde também acontece em outros serviços. O Hospital de Campanha, criado para atender os necessitados de socorro durante o tempo que durar a pandemia do coronavírus, possui 50 leitos destinados a pacientes de pequena a média gravidade. No último levantamento constatou-se a realização, no período de 13 de abril a 10 de agosto, de 1.267 atendimentos entre internações, observações e atendimentos ambulatoriais.
A população conta também, em funcionamento desde o mês de julho, na Policlínica, no Bairro São Cristóvão, com a Clínica de Olhos de Ouro Preto, onde está sendo oferecida assistência médica completa, gratuita e integral, dentro do município, não sendo necessário o deslocamento de pacientes para Belo Horizonte e Betim, por exemplo. O agendamento de consultas segue o mesmo protocolo da policlínica: o paciente deve procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência do bairro onde mora e realizar o agendamento com o oftalmologista na policlínica. Após a avaliação, é feito o direcionamento para o atendimento no setor de glaucoma.
A rede de saúde garante assim um tratamento digno e de qualidade ao cidadão ouro-pretano.
Foto: UPA Dom Orione realizou cerca de 3 mil atendimentos nos primeiros 30 dias. Ane Souz.