Foto Andrea Tonacci - Banda Graveola -
Exibição de filmes, debates, masterclass internacional, encontro de cinema e live show movimentam esta sexta, 04 de setembro
A 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto inicia seu segundo dia de programação convidando o público a refletir sobre o papel da TV na Educação; a pensar de forma crítica o futuro da produção televisiva e a conhecer e propor soluções para a preservação audiovisual. Nesta sexta-feira, dia 04 de setembro, o público poderá participar de debates, masterclass internacional e roda de conversa e ainda curtir a programação musical pelo site www.cineop.com.br.
A extensa e diversificada seleção de 103 filmes (15 longas, 12 médias e 76 curtas), de 15 estados, distribuída nas mostras: Contemporânea, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Mostra Valores e Cine-Escola, já está disponível e poderá ser vista, a qualquer hora, até o dia 07 de setembro, no site oficial da CineOP.
Para cada dia da programação, a equipe curatorial da 15a CineOP indica filmes da programação que estarão em destaque, para proporcionar ao público que está acompanhando a mostra de cinema em formato digital, uma experiência semelhante ao evento presencial. Nesta sexta-feira, entre os destaques na Mostra Histórica, estão os longas “Os Arara” (episódio I e II), de Andrea Tonacci; “Wilsinho Galiléia”, de João Batista de Andrade; e as estreias de “Cadê Edson”, de Dácia Ibiapina e “Dorivando Saravá - O Preto Que Virou Mar”, de Henrique Dantas, entre outros. Da Mostra Preservação, a cópia restaurada do longa “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco. E da Mostra Educação, além dos filmes do projeto Nehemongueta Kunhã Mbaraete, também a sessão de curtas produzidos no Brasil por educadores, estudantes e cineastas no contexto escolar e espaços não formais de ensino. Confira a relação completa de filmes destaques do dia no folder da programação da 15a CineOP que já está disponível no site www.cineop.com.br.
Debates e Masterclass
Nesta sexta, os debates têm início às 10 horas, pela Temática Educação. A discussão com o tema “Tv, Rádio e Vídeo da Educação” reunirá Marcus Tavares – gerente de formação – TV Escola |RJ, Marília Franco – professora | SP e Renata Tupinambá – Rádio Yandê |RJ, que vão discutir as trajetórias de três TVs e rádios educativas no Brasil. O debate, com a mediação de Esther Hamburger – professora USP |SP, nos convida a refletir sobre o papel do acesso público à comunicação como direito fundamental e sua implementação como uma prática pedagógica relevante para a garantia da cidadania e democratização da sociedade.
Em seguida, às 12 horas, estará no foco da discussão da Temática Histórica a “Tv, Pós-Tv e Outras Telas”. O debate discute as mudanças na televisão nos últimos 40 anos, as convergências com o cinema e outras artes, até as tecnologias atuais que podem mudar o modo de difusão de comunicação, arte e entretenimento. Christine Mello – crítica, curadora e pesquisadora |SP; Gabriel Priolli – jornalista, diretor de televisão e educador |SP e Petra Costa – cineasta |SP participam da mesa que terá mediação de Francis Vogner dos Reis – curador Temática Histórica | SP.
Na sequência, às 14 horas, será realizada a primeira Masterclass Internacional, da Temática Educação, com o tema “Cinema e Educação: Tempo de Delicadeza”. Carlos Skliar – investigador principal del Instituto de Investigaciones Sociales de América Latina (Iicsal), Flacso-Conicet e vice-presidente em ejercicio del PEN (Poetas, Ensayistas, Narradores) |Argentina propõe uma reflexão sobre um aspecto comum da condição humana, a fragilidade e se não existirá uma espécie de pedagogia à qual chamar “pedagogia da fragilidade”. A atividade terá mediação Adriana Fresquet – curadora Temática Educação |RJ.
O último debate do dia, às 16 horas, discutirá “A Preservação na Televisão Brasileira: desafios e acesso”. Como as emissoras de televisão do país vêm gerenciando seus acervos e como a preservação, em seus diferentes níveis, participam do fluxo de trabalho dessas empresas? Como se dá o acesso ao nosso rico patrimônio audiovisual televisivo? Para tentar responder a essas perguntas, participam da discussão Adriano Medeiros – cineasta e professor da Ufop |MG; Luciana Savaget – jornalista e editora chefe do Arquivo N – Globonews |RJ; Paula Saldanha – jornalista, ambientalista e presidente do Instituto Paula Saldanha |RJ e Zico Goes – diretor de desenvolvimento Canais FOX | SP. A mediação será de Maria Byington – PPGMA-FCRB e associada da ABPA |RJ.
Roda de Conversa
E às 18 horas, o público poderá conferir o primeiro Encontro de Cinema. A Roda de Conversa com o tema “Imagens na Contramão das Narrativas Mídiáticas” abordará experiências distintas de cineastas que tiveram na televisão campo de atuação ou objeto de crítica em suas obras, tendo como objetivo criar formas e discursos críticos que se distinguiram das narrativas oficias da comunicação das mídias corporativas. Participam deste bate-papo cinematográfico Dácia Ibiapina – diretora do filme Cadê Edson? |DF e João Batista de Andrade – diretor do filme Wilsinho Galiléia |SP. O encontro terá mediação de Francis Vogner dos Reis – curador Temática Histórica | SP.
Sesc Cine Live Show
O Sesc Cine Live Show recebe a banda Graveola, a partir das 21 horas, para encerrar a programação de sexta-feira. Reconhecida como uma espécie de laboratório artístico coletivo musical que mistura gêneros, instrumentos e arranjos, a banda apresenta uma nova faceta aos que já acompanham seu trabalho, apostando no respiro do silêncio, na singeleza de canções profundas, escancarando a maturidade sonora do grupo. O grande teatro do Grande Teatro do Sesc Palladium, será o cenário da live show gratuita, que estará disponível para todos através do site do evento www.cineop.com.br e pelo canal do Youtube da Universo Produção.
Sobre a 15a CineOP
________________
A 15a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada, totalmente em ambiente digital, de 3 a 7 de setembro de 2020. A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15a edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366