O advogado Luis Claudio da Silva Chaves, presidente da seccional da OAB de Minas Gerais, é o orador oficial da 35ª solenidade de entrega da comenda do Dia de Minas, em Mariana.
A cerimônia oficial presidida pelo governador Alberto Pinto Coelho, acontece nesta quarta-feira (16), na Praça Minas Gerais, às 11 horas. Durante a solenidade serão agraciados com a Medalha Dia do Estado de Minas Gerais 50 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
Sobre o orador oficial
Luis Claudio da Silva Chaves é o presidente da Seccional da OAB de Minas Gerais. É mineiro, de Belo Horizonte, advogado militante há 25 anos. É filho de Wilson Chaves, advogado, professor e fundador da Faculdade de Direito Milton Campos e da professora Líliam Lúcia da Silva Chaves, ambos naturais da cidade de Mariana.
Luís Cláudio formou-se em Direito pela Faculdade Milton Campos, 1987, dando inicio a sua carreira profissional aos 23 anos de idade.
Mestre em Direito pela Faculdade Milton Campos, é professor de Direito Processual Civil, Teoria Geral do Processo e Prática Forense nas Faculdades de Direito Milton Campos, Dom Helder Câmara e FUMEC.
A partir de 1995 passou a exercer diversos cargos junto à Seccional Mineira da OAB, tendo sido eleito Conselheiro, membro das Comissões de Seleção e Inscrição, da Sociedade de Advogados e indicado para compor o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol.
Em julho de 2008, foi designado para o cargo de Presidente da OAB/MG, por 60 (sessenta) dias. Eleito presidente da seccional de Minas Gerais para o triênio 2010/2012, sendo reeleito para o triênio 2013/2015.
Luís Claudio também é autor dos livros: Mediação e Arbitragem; Prática Forense Cível e Exame de Ordem e Direito e Justiça.
Governador Alberto Pinto Coelho preside a cerimônia do Dia de Minas, em Mariana
O governador Alberto Pinto Coelho preside, na próxima quarta-feira (16), em Mariana, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Durante a solenidade serão agraciados com a Medalha Dia do Estado de Minas Gerais 50 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.
A solenidade remonta às tradições de Minas. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas. Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João Quinto à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto. Em alusão a importância da primeira sede do Governo de Minas foi instituído há 35 anos o Dia de Minas.
História da Medalha
A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.
Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.
No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao então governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.
Veja a lista dos agraciados:
Marcelo Monteiro Macedo
Marcus Vinicius Furtado Coelho
Mário Pinto Neves Filho
Mônica Neves Cordeiro
Oliveira Santiago Maciel
Omar Rocha Mundim
Paulo de Carvalho Balbino
Pedro Câmara Raposo Lopes
Pedro Carlos Bitencourt Marcondes
Ricardo Augusto Simões Campos
Rita de Cássia da Silva Mafia
Roberto Luciano Fortes Fagundes
Roberto Porto Fonseca
Rodrigo Artur Gomes de Melo
Rodrigo Salvador Zupo Braga
Roney Luiz Torres Alves da Silva
Salvador Damasceno Couto
Sônia Maria Loth Marton Azzi
Tiago Nascimento Lacerda
Vânia Cristina Reis Lima
Vicente de Paulo Pimenta Filho