Caros amigos:
Vou deixar aqui minhas impressões gerais como especialista na área de vacinas sobre os dados da CORONAVAC e das vacinas que temos até o momento para serem empregadas no PNI - (Programa Nacional de Imunizações)
TEMOS VACINAS. Finalmente com a divulgação dos dados de eficácia da Cornovac/Butantã/Sinovac no estudo de Fase III realizado no Brasil = 50,34%. Ok, não é uma eficácia acima de 90%, mas é eficaz e encontra-se dentro dos parâmetros definidos pela OMS, CDC, FDA e pela própria ANVISA para ser empregada em programa de imunização com capacidade de barrar a pandemia. Cabe aqui dizer, que dados de eficácia em estudos de FASE III são neste momento importantes para traçar as estratégias de cobertura vacinal. O que significa que teremos que ser neste momento muito estratégicos para vacinar o maior número de pessoas. A verdadeira eficácia e efetividade de todas as vacinas nós somente conheceremos nos próximos anos quanto tivermos uma avaliação do monitoramento do que denominamos FASE IV ou seja a ação das vacinas na vida real... Portanto para o público leigo, é importante dizer que as vacinas que temos REALMENTE SALVAM VIDAS!
SALVAM VIDAS porque?? Porque seja a Coronavac, seja a vacina de Oxford /AstraZeneca /Fiocruz possuem a capacidade de proteger contra formas leves (78%) e graves (100) como demonstrado no caso para a Coronavac. Portanto, temos um excelente instrumento de imunização que irá desafogar o SUS, os leitos e os CEMITÉRIOS!!!
Com a imunização iniciada e ampliada na população teremos a condição de salvar vidas, e neste momento é o que precisamos.
Portanto, meus caros amigos o que precisamos neste momento é ter CONSCIÊNCIA SOCIAL, COLETIVA e PEDIR a TODOS os brasileiros que se vacinem. As VACINAS SÃO SEGURAS, EFICAZES E SALVAM VIDAS!
TAMBÉM precisamos ter consciência POLÍTICA para cobrar do MS uma negociação EFICIENTE de modo a trazer outras vacinas para o Brasil pois temos pela frente 220 milhões de pessoas para vacinar!!!
Precisaremos DESTAS e de outras vacinas para proteger todos os brasileiros!
Precisaremos ainda de: seringas, agulhas e uma forte Campanha de vacinação! Professor Alexandre Barbosa Reis - O professor Alexandre Barbosa Reis é PHD em Imunologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias . Professor Titular da UFOP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCBiol) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).