A mudança do cotidiano com a pandemia da Covid-19 incentivou os trabalhos em home-office, enesta perspectiva, dois jovens escritores recolheram trabalhos e pesquisas no período de graduação, apresentando em formato de livro impresso.
O livro-reportagem “Arte que inspira mãos criadoras – O Barroco Mineiro e o artesanato de Ouro Preto” escrito por Patrícia Souza, tem o objetivo de permitir um novo olhar para a atividade artesanal e mostrar a identidade artística com a cultura local, e, de construir com esta narrativa, uma forma de valorizar a tradição do artesanato.
A autora Patrícia Souza é jornalista graduada pela UFOP, nascida em Ouro Preto e tem como trabalho de conclusão de curso de Jornalismo, o livro reportagem sobre a herança do Barroco Mineiro no artesanato ouro-pretano foi escrito em 2013, publicado e impresso 2021.
O livro “Estudos Filosóficos” é uma compilação de trabalhos do autor Juliano Ozga, que, por meio de textos e reflexões reunidas entre 2008 a 2018 contam a graduação em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria - RS, posterior intercâmbio de estudo-pesquisa em Estética e Filosofia da Arte e História da Música na Universidade Federal de Ouro Preto.
Juliano Ozga possui 5 cinco livros publicados em diferentes gêneros literários: poesia, romance e ficção, além do gênero acadêmico na linha da Filosofia, são eles: “Recital. A anunciação para palavras perdidas”; “Os viajantes da perseverança”; “A Música na obra de Pitágoras de Samos e os Pitagóricos”; “História da Música. Textos Breves” e “A harmonia dos limitantes e ilimitados através dos números nos fragmentos de Filolau de Crotona com simulação fractal”.
As obras: “Arte que inspira mãos criadoras” e “Estudos Filosóficos” podem ser adquiridos diretamente com os autores, pelo e-mail: patriciasozga@gmail.com ou na livrarias da cidade: Livraria São José; Outras Palavras; Jacubas Livros e Artes.