O sonho da casa própria é compartilhado por milhares de brasileiros que veem “refém” do aluguel. Cortas os gastos desnecessários é o primeiro passo para alcançar o objetivo.
Qual Ouro-Pretano que nunca sonhou em ter sua própria casa em Ouro Preto? Atualmente, são milhares de pessoas que se encontram “presas” ao aluguel e desejam ser donas do seu próprio imóvel. Entretanto, por onde começar?
Esse questionamento pode tornar o objetivo de ter a residência própria algo fora da realidade, afinal, são muitas as responsabilidades que incluem gastos, cuidados e demandas da residência.
A verdade é que o aluguel possui um valor capaz de pesar no orçamento. Além disso, o mesmo tende a consumir uma parte considerável do salário do brasileiro. Por isso, são muitas as pessoas que sonham com a casa própria, para se livrar desse gasto e poder administrar melhor suas finanças.
Vale lembrar que possuir um imóvel traz muito mais independência ao cidadão. Isso porque, o fato exclui a necessidade de prestar contas à outra pessoa. Além disso, fornece autonomia para modificações no ambiente considerando o gosto e vontade do morador.
Ter um imóvel é muito mais do que ter um bem material ou uma conta a menos. O fato é que ter uma casa própria também significa um investimento vantajoso e o primeiro passo para isso é cortar os gastos desnecessários.
Se você deseja começar a poupar para alcançar o sonho de ter seu próprio terreno em Ouro Preto, acompanhe a leitura deste conteúdo.
1- Repense refeições fora de casa
Você costuma ir frequentemente a restaurantes ou pedir refeições delivery? Diminuir o ritmo pode ajudar você a economizar dinheiro. Pode ser muito divertido ter um momento assim ao lado dos amigos e da família. Entretanto, isto é um gasto um tanto quanto desnecessário. É claro, não estamos falando para você eliminar por completo o hábito, porém evitar ao máximo irá colaborar para com o seu objetivo.
Sabemos que pedir comida em um lugar gostoso e não precisar pensar em itens para cozinhar ou louça para lavar é algo atrativo. No entanto, no final do mês, a quantia gasta pode refletir nas contas da casa.
Quer uma dica para avaliar o quão pesado este tipo de gasto se torna no orçamento? Compre um talão de orçamento personalizado e anote os valores. Assim, além de visualizar o que você tem gasto, uma organização melhor das finanças poderá ser feita.
2- Compras por impulso, não!
Você tem o hábito de passar por uma vitrine, se agradar com o que vê e sair fazendo compras? Saiba que, além de ser um gasto desnecessário, o fato pode desestabilizar completamente sua vida financeira.
A dica é organizar as necessidades da casa, identificando o que realmente precisa ser comprado, através de uma lista. Dessa forma, você pode ir direto ao seu objetivo e evita que compras por impulso sejam feitas.
Lembre-se que é essencial adquirir somente itens que serão úteis para o seu dia a dia, aqueles que estão faltando em casa ou que facilitarão a dinâmica da residência.
3- Tenha definido as prioridades do seu dia a dia
Está de olho em casas à venda? Definir quais são as suas prioridades é algo essencial para que seu sonho da casa própria seja realizado.
Procure colocar todas as suas despesas no papel, analisando o que poderá sair desta lista. Separe cada item por tópico, tomando cuidado para separar o que é gasto com lazer e o que é gasto com serviços da melhor maneira possível. Depois da lista feita, é hora de avaliar o que poderá ter os valores diminuídos, como TV, telefone e internet, entre outros.
Outra dica muito viável é diminuir a frequência ou até mesmo abrir mão de programas que você realiza ao menos uma vez na semana. Cortando esses gastos desnecessários, que não parecem fazer diferença, você perceberá o quanto terá poupado ao final do mês.
4- Evite o cartão de crédito
Se estiver ao seu alcance, livre-se do seu cartão de crédito. Sim, a ferramenta é realmente muito útil, mas também é a porta de entrada para que gastos desnecessários sejam feitos.
Se você não pode se livrar do cartão, ao menos evite fazer compras com o mesmo. As parcelas do cartão, que virão nos meses seguintes, te farão refém de um valor e atrapalhará seus planos da casa própria. Por isso, procure ir se desligando desse tipo de gasto até que ele possa ser completamente zerado. Deixe-o apenas para grandes emergências.
Enfim, evitando estes gastos desnecessários e remanejando as suas finanças você poderá ficar um passo mais perto da sua sonhada casa própria. Não se esqueça, nenhum objetivo será alcançado sem que você se esforce para isso!
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes! Apostamos que algum dos seus amigos está precisando de uma força para cortar de vez alguns gastos desnecessários.
Créditos: Pixabay