O artista plástico e designer gráfico Hélcio Queiroz está expondo novamente em Ouro Preto, durante os meses de junho e julho. “Construções Fotográficas” é a sexta de uma série de mostras que o artista já realizou no Espaço Cultural Tabu nos últimos doze anos, sempre na época do Festival de Inverno. Neste ano, o tempo de exposição é mais longo, abrangendo também o período da Copa do Mundo. O evento esportivo tem levado à antiga Vila Rica um grande número de visitantes brasileiros e estrangeiros interessados em história, cultura e arte.
Nesta exposição, Hélcio mostra novas criações da série “construções fotográficas”, na qual vem trabalhando nos últimos anos. Para produção das obras, o artista parte de fotografias e constrói, digitalmente, estruturas circulares, semelhantes a mandalas, nas quais explora as cores, formas e texturas das imagens originais. Abstratas, coloridas e bastante lúdicas, as obras são reveladas em papel fotográfico e emolduradas ou impressas diretamente sobre MDF e recortadas a laser, em forma de círculos, rosáceas ou nuvens. Dentre os motivos fotografados e usados nas obras estão objetos diversos, alimentos - como bananas e pimentões - e artes - como grafites e bordados. Os bordados fotografados fazem parte de uma coleção de almofadas que está sendo lançada por sua mãe - Maria Augusta, diretora da AMAR - e que também fazem parte da exposição, exibidas em uma mala e um baú antigos.
Hélcio Queiroz nasceu em Conselheiro Lafaiete, MG, onde vive atualmente. Morou em Ouro Preto no final dos anos 80, quando começou a estudar Engenharia Civil (na UFOP), curso que mais tarde trocaria pelo de Design Gráfico (na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, SP, formando-se em 1995. Trabalha como autônomo com arte e design. É coordenador do Ponto de Cultura AMAR - associação de moradores dos bairros Angélica e Albinópolis, da qual foi um dos fundadores, há 15 anos. Nesta entidade, Hélcio também coordena o Projeto Gentileza e ministra aulas de mosaico e grafite que resultam em painéis públicos de arte coletiva. Este trabalho de gentileza urbana foi tema de uma reportagem do programa global Terra de Minas, exibido no ano passado e reprisado há poucos dias.
Na página do artista no Facebook (https://www.facebook.com/artehelcioqueiroz), é possível conhecer e adquirir as obras, ver fotos da exposição e também acompanhar a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontecerá de 4 a 20 de julho.
Serviço:
Exposição de artes plásticas “Construções Fotográficas”, de Hélcio Queiroz
Período: 12 de junho a 20 de julho, diariamente, das 14 às 19 horas
local: Espaço Cultural Tabu - Rua Direita, 168, Centro, Ouro Preto, MG
Entrada: franca
contatos: (31) 8672-2066 / helcioqueiroz@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/artehelcioqueiroz
Apoio: República Tabu