Edição especial da Festa da Primavera, de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto), será realizada entre os dias 10 e 16 de maio no ambiente on-line. Shows, videoaulas sobre a produção de joias artesanais, doces e de plantio são algumas das atrações
A primavera foi antecipada em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto. O tradicional festejo que celebra a chegada da estação mais florida do ano vai ser realizado entre os dias 10 e 16 de maio. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento, tradicionalmente presencial, vai acontecer no ambiente on-line, em seu canal no YouTube. A festa está sendo produzida a partir dos recursos da lei emergencial de apoio à cultura Aldir Blanc.
Realizado desde 1986 pela comunidade do distrito, o evento sempre foi marcado pelas mais diferentes vertentes artísticas, responsáveis por integrar moradores nativos e visitantes que escolheram o lugar para viver. Durante a história da festa, já se apresentaram no palco grupo famosos como Galpão e o Giramundo. “Apesar da pandemia que nos assola, acreditamos que a festa deve ser preservada. É uma forma também de levar um pouco de alegria no momento tão complicado como este”, diz Luiz Fortes, coordenador do evento. De acordo com ele, a festa, seguindo o exemplo de anos anteriores, “tem o objetivo de valorizar artistas e artesãos locais, além de reforçar a importância da consciência ambiental”.
Para se ter ideia, no final da década de 1980, um dos bairros de Santo Antônio do Leite, chamado de Chapada, começou a ser reflorestado a partir da doação de mudas. Neste ano, apesar do formato on-line, a festa vai continuar oferecendo à comunidade ações em prol do meio ambiente. Serão plantadas 50 mudas em praças do local, doadas pelo projeto Manuelzão. Cerca de 20 lixeiras criativas, com intervenções de artistas locais, serão revitalizadas e/ou instaladas no distrito, com o objetivo de conscientizar moradores e visitantes sobre a importância do descarte correto do lixo.
Música
Seis artistas vão marcar a festa de 2021. Por causa da pandemia, os shows foram gravados apenas com a presença de músicos e a produção do evento. As apresentações, assim como toda a programação da festa, serão disponibilizadas no Youtube, no canal “Festa da Primavera Leite”. Os músicos são todos da região ouro-pretana: Cono e Dodô; João Pedro e Naamã; Kastora dos Anjos; Paola Sampa e convidados; Seu Didico do Bandolim e Erika Curtiss Trio.
Joias, doces e plantas
Santo Antônio do Leite é conhecido também por ser um polo produtor de joias artesanais, a partir da prata, pedras preciosas e semipreciosas. Para valorizar a importância de artesãs e artesãos do distrito foram gravadas seis videoaulas, onde os profissionais explicam o processo de fabricação das peças. Marta Eliza (Martinha), Alex Cabrera (Lito), Antônio Dirant e Cláudia Rosária (Claudinha) são os artesãos participantes. Outra videoaula que será disponibilizada é a de Luiz Fortes, também nativo da região, que ensina a como elaborar uma deliciosa e tradicional receita de goiabada cascão. Os espectadores vão aprender também sobre o plantio de mudas com paisagista Patrícia Silva.
Oficinas
O público poderá conferir, sem sair de casa, oficinas sobre meditação com Andrea Matias e ainda ficar por dentro de como é possível trabalhar o turismo local, com a turismóloga Lupri do Carmo. E para as crianças, que também sempre foram público-alvo da festa, estão previstas duas oficinas pensadas para elas: uma de circo com Marcelo Castillo e outra de artes plásticas com Tamira Mantovani, que vão ensinar instrumentos circenses e brinquedos utilizando materiais recicláveis.
Santo Antônio do Leite
O distrito de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto) é conhecido pela intensa produção artesanal de joias em prata com pedras preciosas e semi-preciosas. Diogo de Vasconcellos, em sua publicação "História Antiga de Minas Gerais", já mencionava o nome "Leite" para o arraial na Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709. Provavelmente, a formação do arraial teve início nos anos de 1700.
Registros orais revelam que Oficiais da Tropa de Cachoeira do Campo passavam sempre pelo local, onde encontravam leite de boa qualidade das fazendas da região. Assim, passaram a chamar o lugar de "Leite". O nome "Santo Antônio do Leite" surgiu a partir da devoção ao santo e da construção de uma capela em sua homenagem, em 1858. O templo foi ampliado ao longo dos anos. A igreja fica localizada na Praça Juca Geraldo, também chamada de Praça da Matriz, na parte central do distrito.
A partir da década de 1970, aterrissaram no distrito visitantes de outros países atraídos pela tranquilidade do lugar. Os novos moradores viviam sob a bandeira da cultura hippie. E foram eles os grandes responsáveis por criar a Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, conhecida pelos mais antigos como “Woodstock de Minas”.
Confira a programação completa da Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, Edição Especial 2021, que será disponibilizada no Youtube nos seguintes dias e horários
Rodas de Conversa
10/05 – 18h às 20h: Abertura: Um encontro de gerações
11/05 – 18h às 20h: Roda de Conversa: Uma primavera ambiental de Santo Antônio do Leite
13/05 – 19h às 21h: Seminário Inicial – Estudo Ambiental na Bacia do Alto Rio Maracujá/Ouro Preto
Oficinas
12/05 – 18h às 20h: Encontro de Empreendedores do Turismo de Santo Antônio do Leite
13/05 – 18h às 19h: Meditação Guiada
15/05 – 10h às 12h; 15h às 17h: Oficina Circense – Construção e Manipulação
16/05 – 15h às 17h: Oficina Pequenos Artistas
Videoaulas
12/05 – 16h às 17h: Preparo de Goiabada Cascão: Luiz Fortes
12/05 – 17h às 18h: Artesanato em joias: Dirant Dias
13/05 – 16h às 17h: Artesanato em joias: Marta Eliza (Martinha)
13/05 – 17h às 18h: Artesanato em joias: Cláudia Rosária (Claudinha)
14/05 – 16h às 17h: Plantio de mudas: Patrícia Silva
14/05 – 17h às 18h: Artesanato em joias: Alex Cabrera (Lito)
Shows
14/05 – 19h às 19h30: Cono e Dodô
14/05 – 19h30 às 20h: João Pedro e Naamã
15/05 – 19h às 19h30: Paola Sampa convida: Willer Bomtempo, Thiago Alcântara e Pablo Sathler
15/05 – 19h30 às 20h: Kastora dos Anjos
16/05 – 19h às 19h30: Seu Didico do Bandolim
16/05 – 19h30 às 20h: Erika Curtiss Trio
Redes Sociais
Instagram: @festadaprimaveranoleite
Facebook: festadaprimaveraleite
Youtube: Festa da Primavera Leite
Este projeto foi aprovado na Lei Aldir Blanc n 14.017, no âmbito do Estado de Minas Gerais.
CONTATO
Assessoria de Imprensa
Rafael Campos
Gira Comunicação Criativa
(31) 9 8824 1977 / contato@giracomunicacao.com.br