Visite a Exposiçao Virtual no instagram @chinesice "Barroco & Chinesice" de Eduardo Tropia.
Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
Apesar dos motivos chineses estarem presentes na arte do município de Ouro Preto desde a sua fundação, no início do século XVIII, meu encontro com as Chinesices aconteceu na década de 1980, por intermédio da amiga professora de história da arte, Ana Maria Parsons. Foi ela quem me levou à Igreja de Santa Efigênia e me descortinou a China nos painéis laterais do altar mor daquela igreja barroca setecentista, quando fiz os primeiros registros fotográficos do tema.
40 anos se passaram deste meu encontro com a China no Barroco Mineiro. Nesse entremeio, voltado que estava para um processo de construção de um trabalho autoral, junto ao coletivo de fotógrafos Olho de Vidro, do qual sou integrante há 14 anos, experimentei sobreposições de imagens das igrejas de Ouro Preto, fazendo nascer assim uma nova obra para a exibição coletiva do ano de 2012, em que o tema proposto era o Barroco Liberto.
Em 2016, a diretora do Museu da Inconfidência, Margareth Monteiro, sugeriu que eu utilizasse a técnica de sobreposições de imagens do Barroco Liberto numa série em que estivessem presentes os motivos chineses das igrejas de Ouro Preto, com foco na 6ª Bienal Internacional de Fotografia de Jinan, na China, em que o tema era “O retorno à sabedoria oriental”, onde seriam apresentados trabalhos que retratassem a influência da cultura chinesa no mundo.
Assim, nasceu a série Barroco & Chinesice, e iniciou-se a caminhada desse trabalho que traz à tona a diversidade de influências que materializaram-se no barroco mineiro e brasileiro, ao retratar com uma leitura própria os temas chineses presentes nas nossas igrejas.
Após a Bienal de Jinan, desenvolvi mais uma série de sobreposições desse conceito, série essa que foi exibida na Sala Manoel da Costa Athaide, no Museu da Inconfidência. Dessa vez, porém, juntamente com peças do século XVIII oriundas da China, pertencentes ao acervo do Museu, e que evidenciam como a sino-cultura esteve presente nos primeiros anos da arte de Ouro Preto. Tal exposição, sob curadoria das historiadoras Margareth Monteiro e Janine Ortega, apresentou 13 sobreposições da série Barroco & Chinesice.
Visite a Exposiçao Virtual no instagram @chinesice "Barroco & Chinesice" de Eduardo Tropia.
Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.