Deivison Silvestre, de 32 anos, é negro, filósofo, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e artista plástico por paixão. Desenvolveu seu próprio conceito de pintura e é o único mineiro a ser classificado para expor suas obras na XIII Florence Biennale dell'Arte Contemporanea 2021, um dos principais eventos de arte do mundo, que acontecerá entre os dias 23 e 31 de outubro, em Florença, na Itália.
Esta é a segunda vez que Deivison é selecionado para expor seus trabalhos na Bienal, mas na primeira vez não foi possível estar presente por falta de patrocínio. “Estou me preparando para ir para a Itália e estou em busca de recursos para conseguir realizar meu sonho”, conta.
Em função disso, Deivison conta com a ajuda do público. Por isso mesmo, ele lançou uma vaquinha virtual para ajudar na viabilização dos custos. Além disso, o artista também está buscando recursos junto a empresas. "A Bienal de Florença oferece o que há de melhor na cena internacional da arte contemporânea. Estar presente neste evento é a recompensa de um trabalho que vem sendo construído com muita dedicação", ressalta.
A ação de crowdfunding está sendo viabilizada por meio da plataforma Benfeitoria. O objetivo é atingir a quantia de R$ 50 mil. Para incentivar a solidariedade, os doadores são contemplados com recompensas. São cursos de teatro, obras físicas e digitais, oficinas de desenho e até um show privativo para 30 convidados.
Diferencial
Influenciado por movimentos artísticos, tais como: cubismo, surrealismo, expressionismo e pelos movimentos de arte urbana, se inspirando também em artistas como Farnese de Andrade, Olivier de Sagazan, Bosch, entre outros, Deivison acabou criando um estilo próprio: “Vários estilos me inspiravam e com a mistura de tudo isso, cheguei na Simiosofia, um conceito que me dá a liberdade de transformar o que sinto em uma arte única e diferenciada”, conta. Segundo Silvestre, a Simiosofia corresponde à narrativa psicossocial do seu tempo atravessada por sua formação acadêmica, "o resultado de uma arte política e formativa", completa.
O estilo criado por Deivison Silvestre enfatiza o aspecto político da arte, expressões edificadas a partir do discurso próprio da filosofia para representar o processo de sociabilidade humana. Uma “narrativa plástica” sobre a psyché humana.
Principais exposições
- Exibição particular – Madrid, Espanha – Curador: Marcial Cabalero Fernandez. 2017
- Exposição Centro Cultural Nordeste, Belo Horizonte-MG. 2018
- Exposição pela Rocarttgalery em Florença, Itália. 2018
- Exposição em Loro Ciuffenna, Itália. 2019
-Exposição Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Mariana-MG. 2019
Serviço
Contato: Asante Produtora / Telefone: 31-98462-2002
E-mail: asanteprodutora@gmail.com / Instagram: @deivisonsilvestre
Link para participar do crowdfunding: https://benfeitoria.com/deivisonsilvestrenabienaldeflorenca2021