Inaugurou na última sexta-feira, 03, em Lisboa, a exposição de videoinstalações ViVendo da jornalista ouro-pretana Carolina Coppoli. A exposição está em exibição na galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), que se localiza na parte histórica e turística da cidade, até o dia 28 de junho.
ViVendo é um projeto autoral da jornalista, produtora, e artista visual, que alia filosofia, teatro, dança e audiovisual. A primeira exibição ocorreu em 2019 no grande salão do Museu Casa dos Contos.
De acordo com a autora, ViVendo é um trabalho de natureza existencialista, de questionamentos da condição do Ser. São textos curtos dramáticos interpretados pelos atores em um palco de teatro, mas que foram gravados para serem exibidos na galeria. Coppoli explica que cada texto, que se transforma em uma videoinstalação, possui uma narrativa própria, no entanto, eles dialogam entre si e formam uma grande narrativa a ser percorrida pela galeria. Além das encenações, há uma projeção de dança que também integra esta grande narrativa. A dança é um trabalho de improvisação realizado pela bailarina Carla Gontijo.
Os atores são alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), outros departamentos da universidade também foram parceiros e apoiadores do projeto: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Pró-reitoria de extensão (PROEX), Cine Vila Rica, e o Centro de Artes e Convenções.
O Teatro Municipal de Ouro Preto – Casa da Ópera também apoiou o projeto cedendo o espaço para as filmagens de alguns dos vídeos. Além destas instituições, outros apoiadores foram: Museu da Inconfidência, portal ouropreto.com.br, e a produtora de audiovisual Vellozia Filmes.
Serviço
Exposição ViVendo, autoria de Carolina Coppoli
De 03 a 28 de junho de 2022
Horário: segunda a sexta, 14h – 18h / sábados, 11h – 15h
Local: galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Endereço: Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 4, Chiado, Lisboa