Notícia publicada em 08/01/2023
por Nízea Coelho
A cidade de Ouro Preto, MG, permanece em alerta máximo em razão das chuvas que devem continuar neste domingo, 8 de janeiro, na Região Sudeste, segundo as previsões do CEMADEN, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
De acordo com o CEMADEN, entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, a situação de risco mantém-se alta em Ouro Preto, onde, em apenas 72 horas, já foram registrados mais de 190 mm de acumulados de chuvas, e novos deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos ainda podem ocorrer.
A Prefeitura de Ouro Preto, que já vinha realizando um criterioso acompanhamento das áreas de risco mapeadas em todo o município, sede e distritos, programou antecipadamente as ações que agora estão sendo empreendidas.
As medidas foram definidas pelo Comitê de Gestão de Risco de Ouro Preto, um grupo que, desde o ano passado, realiza reuniões periódicas para traçar estratégias em situações extremas. Com isso, neste momento, os setores da administração pública estão trabalhando alinhados para amenizar os impactos das chuvas e todo o aparato necessário para proteger os ouro-pretanos e Ouro Preto já foi acionado.
Como todas as ocorrências estão sendo prontamente atendidas pela Defesa Civil, juntamente com as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal, Ourotran e Fiscalização, mudanças constantes estarão acontecendo por toda a cidade, principalmente, no trânsito.
A Prefeitura de Ouro Preto solicita aos cidadãos que também participem e colaborem com os trabalhos dos profissionais que estão em campo para resguardar vidas e proteger o patrimônio.
É preciso que todos permaneçam atentos e respeitem a sinalização. É importantíssimo, também, que as pessoas busquem informações sempre atualizadas diretamente nos CANAIS OFICIAIS DA PREFEITURA.
Outras orientações que podem salvar vidas:
• Evitar contato com a água de enxurrada e lama, que podem estar contaminadas.
• Beber apenas água tratada.
• Evitar caminhar em locais alagados, que podem esconder bueiros abertos, perigosas armadilhas para os pedestres.
• Ao dirigir, manter distância entre os veículos e evitar locais próximos a áreas inundadas.
• Nunca arriscar cruzar ruas alagadas
• Aos que habitam em locais próximos aos rios e córregos, permaneçam atento às alterações no nível da água.
• Se observar o surgimento de trincas em paredes e muros, ou postes inclinados, ligue para:
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Defesa Civil – 199
Guarda Municipal – 153