A exposição intitulada de "Cesar Lima: a beleza e o misticismo do popular", tem abertura nesta quinta (19/01) e é composta por quadros do capixaba César Lima, que mostram a sobreposição da religiosidade de matriz africana nas imagens tradicionais do catolicismo. Os quadros fazem parte da coleção de Hugo Fonseca e Mário Rodrigues com curadoria de Hugo.
As obras seguem a vertente da arte Naif, mais conhecida como arte ingênua por ser feita por artistas que não seguem moldes acadêmicos, como por exemplo, o modernismo. São manifestações artísticas guiadas pela criatividade, espontaneidade e individualidades do autor. Mas, segundo Mário Rodrigues, dono de parte do acervo exposto, os trabalhos de César não são nada ingênuos, pois retratam a vivência social, cultural, e principalmente, religiosa. “César lida com as contradições que existem dentro desses movimentos sociais e transfere isso com uma carga bastante conceitual e crítica para as telas”, pontua Mário.
Nas pinturas, também é possível notar a presença do barroco. Assim, para Mário e o curador da exposição, Hugo Fonseca, os quadros de César dialogam com Ouro Preto, uma vez que a cidade é marcada pela arte barroca e que, ao mesmo tempo, sofre com o apagamento histórico da cultura preta. As obras, então, reivindicam a presença da religiosidade de matriz africana ao sobrepô-las às imagens do catolicismo. Um exemplo é que todos os santos representados na exposição são pretos. Com isso, “a gente quer que as pessoas se sintam representadas e tenham uma vivência que é tolhida nas obras de artes“, comenta Mário.
Hugo e Mário são sócios, colecionam quadros há cerca de seis anos e possuem um acervo de aproximadamente 130 obras de arte de diversos artistas. Pensando no cenário brasileiro onde as obras de arte são elitizadas, os sócios buscam romper, na medida do possível, com essa conjuntura. Vale ressaltar que abertura da exposição acontecerá na quinta (19/01), às 19h – um horário que o museu não funciona normalmente -, para que as pessoas que trabalham em horário comercial possam participar.
Serviço
Cesar Lima: a beleza e o misticismo do popular
Abertura: 19 de janeiro, às 19h
Visitação: terça a domingo, 10h às 18h
Período de exposição: 19 de janeiro a 5 de março
Local: Anexo do Museu da Inconfidência