Por Victor Stutz, 24 de janeiro 2023
O fotógrafo Daniel Moreira lança em Ouro Preto seu livro “Bordas Não Brotam do Nada”, nesta quinta-feira, 26 de janeiro, na Casa de Gonzaga. O livro reúne 7 séries fotográficas desenvolvidas na última década com paisagens e vivências do respeitado artista mineiro.
No ano passado, Daniel realizou uma produção com imagens impressionantes dos andarilhos e dos diversos circos e parques que circulam pela rodovia Fernão Dias. Foram cinco anos de registros para concluir a exposição “Trilogia Limítrofe”, que chegou a ser exposta nos centros culturais do Banco do Brasil e do Tribunal de Contas da União, e também no Centro de Fotografia de Montevidéu (Uruguai).
Nos últimos tempos, o fotógrafo tem realizado exposições individuais e participado de mostras coletivas. Em festivais e salões de arte, conquistou premiações importantes como o prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e o prêmio Pierre Verger de Fotografia, dentre outros. Em 2019, a produção artística de Daniel Moreira, que hoje integra o acervo dos mais conceituados museus brasileiros, chegou a ser mostrada no Hangaram Design Museum, em Seul, na Coréia do Sul.
No lançamento do seu livro “Bordas Não Brotam do Nada”, em Ouro Preto, o autor vai participar de uma roda de conversa com o público, que poderá se informar mais sobre o processo criativo do grande artista. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que apoiou o trabalho do fotógrafo Daniel Moreira quando ocupava a Pasta da Cultura do Estado de Minas Gerais, abrirá o debate desta quinta, 26/01, às 18 horas, na Casa de Gonzaga.