A Escola Saramenha de Artes e Ofícios, ESAO, preparou uma programação intensa para os últimos dias do II Festival de Piano, que acontece em Ouro Preto neste mês de abril. Cristian Budu, Ricardo Itaborahy, Jonatas Silveira, Gustavo de Carvalho, Jovana Trifunovic e Robson Fonseca, estes são os artistas que participarão dos concertos neste fim de semana na histórica cidade mineira, todos abertos ao público em geral, com entrada livre.
Na sexta-feira, 21 de abril, às 18h30, o pianista Ricardo Itaborahy e o violinista Jonatas Silveira promovem uma mistura dos gêneros erudito e popular no concerto “Interseções”, com composições próprias e arranjos diferenciados de músicas de autores conhecidos.
No sábado, 22 de abril, às 18h30, o pianista Gustavo de Carvalho, a violinista Jovana Trifunovic e o violoncelista Robson Fonseca realizam um recital em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzola.
SOBRE O TRIO - Gustavo Carvalho é fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes, o Festival Internacional de Artes de Tiradentes. Ele foi apontado em 2004, pela revista francesa Le Monde de la Musique, como um dos pianistas mais promissores de sua geração. Jovana Trifunovic nasceu em Páracin, na Sérvia, deu início aos seus estudos na Faculdade de Música de Belgrado, onde concluiu o bacharelado em violino. Participou de orquestras e ganhou o terceiro lugar na Competição Internacional Petar Konjovic. Robson Fonseca é mineiro de São João del-Rei. Formou-se pela Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual obteve o I Prêmio Olivier Toni. De 2003 a 2009, Robson foi chefe dos Violoncelos da Sinfônica de Ribeirão Preto e professor na Escola de Música de Sertãozinho. Membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, é Primeiro Violoncelo da Orquestra Ouro Preto e professor na Academia Ouro Preto.
Já no domingo, 23 de abril, às 11h30, o pianista Cristian Budu vai realizar o concerto de encerramento da edição 2023 do II Festival de Piano, ao lado dos bolsistas residentes, todos estudantes do nível avançado de piano. Cristian, que também assina a direção artística do Festival e do Núcleo de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores pianistas brasileiros. Ele e Nelson Freire (1944-2021) são os únicos brasileiros que já figuraram na lista “Top 50 Greatest Recordings”, da Gramophone Classical Music Awards, que destaca os maiores nomes da música clássica mundial.
Todas as apresentações acontecem com entrada franca na sede da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, que fica na Rodovia dos Inconfidentes (BR 356), Km 85, Santo Amaro do Botafogo, a 10 km da Praça Tiradentes.
SEMANA DE CANTO VEM AÍ
Paulo Rogério Lage, fundador e diretor da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, anuncia que na próxima semana já estarão abertas as inscrições para a II Semana do Canto. Neste novo evento, serão oferecidas masterclasses de técnica e performance aos interessados em desenvolver suas habilidades vocais. As oficinas serão gratuitas e ministradas por Francisco Campos, que foi professor de Canto e Arte Lírica da Universidade de São Paulo, USP. As aulas serão voltadas, principalmente, aos integrantes de corais e grupos musicais de Ouro Preto e região. Francisco (Chico) Campos virá a Ouro Preto acompanhado de Yury Pingo, um dos maiores pianistas cameristas do país, que acompanhará as atividades didáticas da II Semana de Canto da ESAO, que acontece de 23 de abril a 01 de maio. O II Festival de Piano e a II Semana de Canto da Escola Saramenha de Artes e Ofícios são patrocinados pela Supermix Concreto e Somix Concreto (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/MinC/Governo Federal).