As atividades didáticas são livres e abertas, voltadas para participantes de corais e vocalistas de Ouro Preto e região.
Depois do sucesso das oficinas e concertos da segunda edição de seu Festival de Piano, que terminou no último fim de semana, a Escola Saramenha de Artes e Ofícios, ESAO, inicia agora nova etapa da temporada de eventos programados pelo seu núcleo musical: a II SEMANA DE CANTO, de 28 de abril a 1º de maio.
O II SEMANA DE CANTO vai oferecer masterclasses de técnica e performance a todos os interessados em desenvolver suas habilidades vocais, além de apresentações do recital “Paixão Brasileira, a música do samba-canção”, um projeto de Paulo Rogério Lage de resgate dos grandes standards da música brasileira dos anos 40 e 50.
As oficinas, abertas para jovens e adultos, serão ministradas por Francisco Campos, experiente professor de Canto e Arte Lírica da Universidade de São Paulo, USP, e contam com o acompanhamento do pianista Yury Pingo, um dos maiores cameristas do país.
As aulas são direcionadas, principalmente, aos integrantes de corais e grupos musicais de Ouro Preto e região, e serão realizadas na sede da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, que fica na Rodovia dos Inconfidentes (BR 356), Km 85, Santo Amaro do Botafogo, a 10 km da Praça Tiradentes.
OFICINAS - Para participar, não é preciso fazer inscrição nem pagar nenhuma taxa, basta comparecer aos worhshops que serão realizados em três sessões:
Sexta-feira, 28/04, das 14 às 18 horas / 20 às 22 horas
Sábado e Domingo: das 14 às 18 horas
APRESENTAÇÕES - Já as sessões de “Paixão Brasileira, a música do samba-canção em recital”, que destaca as composições no estilo reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, serão realizadas, com entrada livre, nas seguintes datas e horários:
Sábado, 29/04, às18h30
Domingo, 30/04, e segunda-feira (feriado de 1º de maio), às 11h30
Todas as atividades da II SEMANA DE CANTO da Escola Saramenha de Artes e Ofícios são gratuitas e abertas a todos.
SOBRE CHICO CAMPOS E YURI PINGO
Francisco (Chico) Campos foi professor de Canto e Arte Lírica do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP. Foi integrante do Coral Ars Nova, da UFMG e atuou como solista com maestros consagrados como Eleazar de Carvalho, Henrique Morelembaum, Isaac Karabtchewski, Sérgio Magnani, David Machado, Alceo Bocchino, John Boudler, Mário Zaccaro, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Luis Malheiro, Roberto Tibiriça, Luciano Camargo e Juan Serrano. Atuou também junto às orquestras sinfônicas de São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e com a Sinfônica Brasileira.
Yuri Pingo, bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, foi pianista e acompanhador no masterclass oferecido pelos músicos da filarmônica de Berlim. Conquistou o 1º lugar no Concurso Paulo Bosisio (pianista camerista) dentre vários outros prêmios. Atuou como pianista na classe dos professores de canto Leila Farah, Benito Maresca e Francisco Campos e como colaborador de Elisa Fukuda, Vera Astrachan e Flávio Augusto. Atuou também como assistente de Marisa Lacorte e dedica-se à formação de jovens talentos.
SOBRE A ESCOLA SARAMENHA
A Escola Saramenha de Artes e Ofícios fica na Rodovia dos Inconfidentes, entre Cachoeira do Campo e Ouro Preto, a 10 quilômetros da Praça Tiradentes. Foi criada por Paulo Rogério Ayres Lage, em 1998, com a missão de resgatar para Ouro Preto a antiga cerâmica vidrada brasileira, mas logo estendeu sua vocação para outras áreas. Possui um arrojado Centro Cultural voltado para a promoção de cursos, palestras e eventos de Artes nas mais diversas modalidades, dentre elas, a Música.
Chico Campos, professor de Canto e Arte Lírica, e o pianista camerista Yuri Pingo (divulgação)