A nova exposição do Coletivo Olho de Vidro.
O Coletivo Olho de Vidro foi criado em 2007 por um grupo de fotógrafos de Ouro Preto com a participação de um poeta. Ao longo dos anos vem se renovando, de acordo com circunstâncias de cada momento, trazendo novos olhares. Em 2023 participam os fotógrafos Alexandre Martins, Cesar Tropia, Eduardo Tropia, Heber Bezerra e Mila Damasceno, além do poeta Guilherme Mansur.
O Olho de Vidro, sempre comprometido com Ouro Preto e Minas Gerais, realiza tradicionalmente uma exposição anual, onde estabelece um espaço de reflexão e experimentação por seus integrantes que trabalham sobre o tema proposto, cada qual no seu canto, de forma independente e desconhecida. Assim, o Coletivo tem como premissa a diversidade do pensar e do olhar, traduzida na surpresa da exposição.
Com a mostra ‘‘Rezas e Escadas’’, o Coletivo Olho de Vidro pretende provocar reflexões e observações sobre dois aspectos bastante presentes no cotidiano ouropretano: as rezas, gesto profundo de fé, em suas diversas vertentes e manifestações, e as escadas tão frequentes nas ruas, casas e igrejas de Ouro Preto. Isto, sem esquecermos da universalidade do tema que vai além desses limites geográficos, expandindo-se, inclusive, para a própria vida. Temos, diante de muitas possibilidades, a eventual relação entre elas, como a transformação de simples estrutura de passagem ao momento simbólico de ascensão, através da devoção, em busca de recolhimento e proteção. Por outro lado, podendo ser confrontada com o próprio sentido inverso de descida, retorno, recomeço ou finitude. Rezas e escadas se desenhando na persistente repetição. De certo, acessos instigantes e necessários para o corpo e a alma.
Local: Sala Vicente Vieira da Motta, Museu Casa dos Contos,
Rua São José, nº 12, Centro, Ouro Preto, MG.
Visitação: de 7/9 a 22/10/2023.
Horários: de Terça-Feira a Sábado, das 10h às 18h; Domingo das 10h às 14h.
Contato:
coletivoolhodevidro@yahoo.com.br