A Escola Saramenha de Artes e Ofícios vai reunir, em Ouro Preto, três dos mais conceituados violonistas brasileiros para o seu “I Festival de Violão”, marcado para acontecer de 9 a 18 de novembro.
Os virtuosos Turíbio Santos, Marcel Powell e Rodrigo Torino estarão na histórica cidade mineira para ministrar oficinas gratuitas para estudantes de música e, também, para realizar concertos abertos ao público.
A Escola Saramenha vem promovendo uma série de eventos artísticos em seus espaços culturais, um complexo situado na Rodovia dos Inconfidentes, a poucos quilômetros da Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Em apenas um ano, sempre envolvendo artistas de projeção nacional (e até mundial), já realizou duas edições de seu Festival de Piano, duas edições de um Festival de Canto e, mais recente, em julho deste ano, realizou o Festival Arte & Movimento (Artes Plásticas, Música e Dança) que integrou oficialmente a programação do tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto.
Todas as atividades oferecidas no “I Festival de Violão” são isentas de taxas de inscrição, sem cobrança de ingressos, e acontecem na sede da Escola Saramenha, na Rodovia dos Inconfidentes (BR 356), Km 85, no Botafogo. O espaço, que fica a poucos minutos do centro de Ouro Preto, é de fácil acesso e amplamente atendido por diversas linhas de ônibus.
O “I Festival de Violão”, assim como os festivais anteriores promovidos pela Escola Saramenha de Artes e Ofícios, conta com patrocínio da Somix e Supermix Concreto, uma realização da Palco Marketing Cultural, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/MinC/Governo Federal (Pronac 205093), com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Rádio UFOP e TV UFOP.
SOBRE OS ARTISTAS, AS OFICINAS E CONCERTOS
O maranhense TURÍBIO SANTOS é consagrado internacionalmente e conhecido por ser o maior divulgador da obra de Heitor Villa-Lobos. Em 1965, conquistou seu primeiro prêmio internacional, em Paris. Foi diretor do Museu Villa-Lobos de 1986 até 2010, e o criador das classes de violão na UFRJ e da UniRio. Gravou mais de setenta discos e lançou, em Paris, várias edições de autores brasileiros. Celebrando neste ano de 2023 seus 80 anos, participou, em agosto, do recital de abertura do Festival Música nas Cidades Históricas, o MUCIH, que percorreu as cidades históricas do Brasil revitalizando obras de grandes autores nacionais. As oficinas com Turíbio Santos acontecem na quinta-feira, 09/11, e na sexta-feira, 10/11, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. O concerto será no sábado, 11/11, às 19h00.
O violonista franco-brasileiro MARCEL POWELL iniciou sua carreira acompanhando seu pai, o renomado músico Baden Powell, em diversos shows no Brasil e no exterior. Com vários discos gravados, Marcel tocou nos mais conceituados centros especializados de música. Bem recente, em julho deste ano, marcou presença com um recital exclusivo em Ouro Preto, realizado no “I Festival Arte & Movimento”, da Escola Saramenha de Artes e Ofícios. As oficinas com Powell acontecem na terça-feira, 14/11, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. O conserto será na quarta-feira, 15/11, às 17h00.
RODRIGO TORINO é produtor musical, compositor e violonista. É formado em música pela UFMG, estudou também com grandes mestres do choro, no Rio de Janeiro e chegou a ser agraciado com o Prêmio BDMG Instrumental 2010. Em 2015, conquistou o Prêmio Marco Antônio Araújo com o CD BAILE, de seu grupo “SENTA a PUA” de gafieira. Trabalhou com Elza Soares, Paulo Moura, Zé da Velha entre outros. Atualmente, é violonista convidado da Orquestra Ouro Preto. As oficinas com Torino acontecem no sábado, 18/11, das 10h00 às 13h00.
Para participar das oficinas com estes mestres do violão, os interessados devem ficar atentos ao período das inscrições e seguir as orientações descritas no site da Escola: www.saramenhaarteseoficios.com.br. É importante lembrar que as vagas são limitadas.
MPB - ESTREIA NACIONAL NO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL
A programação do “I Festival de Violão” encerra-se no sábado, dia 18 de novembro, às 19 horas, com o lançamento do espetáculo MPB – Música de Protesto Brasileira, criado e dirigido por Paulo Rogério Lage, fundador e diretor da Escola Saramenha de Artes e Ofícios. Com produção musical, arranjos e violão de Rodrigo Torino, MPB – Música de Protesto Brasileira conta participação deCarla Muzag (voz), Luadson Constâncio (piano), Bruno Vellozo (baixo acústico) e Victor Mendes (bateria).
O musical apresenta um repertório de época (anos 60), músicas como Carcará, Canção da Terra, Maria do Maranhão e Funeral de um Lavrador, que se tornaram clássicas por marcar os ideais de uma geração que queria mudar o mundo, que sonhava com um país humano e justo.
EVENTOS PARALELOS
Para ilustrar ainda mais a programação, o “I Festival de Violão da Escola Saramenha” exibirá a exposição Pynthura Sedimentos de Ouro Preto, do artista ouro-pretano Gê Fortes, inspirada no exercício da coleta e uso de terras coloridas da região, uma mostra gestual/gráfica onde se cruzam signos em um caledoscópio de três séculos de Ouro Preto. A abertura será no sábado, 11/11, às 17 horas, e a mostra poderá ser visitada diariamente, das 10h00 às !6h00, até o dia 19/11, às 19h00.
Também serão oferecidas duas palestras, a primeira será com o pernambucano Nilton Pereira, sobre a “Experiência de Sucesso da TV Viva de Olinda”, com mediação de Paulo Rogério Lage e participação do jornalista Rondon Marques, na terça-feira, 14/11, às 17 horas.
Já na sexta-feira, 17/11, também às 17 horas, será oferecida outra palestra sobre “Fotografia nas Cidades Históricas”, com os fotógrafos Toinho Melcop (Olinda) e Eduardo Trópia (Ouro Preto), com mediação do fotógrafo Sérgio Raphael. Programe-se para participar!