Em 2024 o Coletivo Olho de Vidro, formado pelos fotógrafos Alexandre Martins, Cesar Tropia, Eduardo Tropia, Heber Bezerra e Mila Damasceno, realiza a exposição "Memória", a partir do emblemático poema homônimo do poeta ouro-pretano Guilherme Mansur, integrante do Coletivo até seu falecimento em setembro de 2023.
Cada participante, apresenta sua obra de alguma forma inspirada no poema. Assim, o Coletivo procura reverenciar o poeta, seja por esses anos de companheirismo no Olho de Vidro ou em vivências mais remotas; seja por seu legado poético e visual na arte tipográfica e editorial, na poesia concreta, nos poemas objeto ou em suas inúmeras outras criações e ações. Guilherme que, sempre com toda simplicidade e poder de síntese, tanto nos provocou com seu impressionante talento, vendo, revendo, recriando e reformatando o que nos é posto corriqueiramente.
Memória, essa nossa capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações, nos proporcionando conhecimentos e sentimentos, mas que também se turva, fragmenta e esvai ao longo do tempo. Memória, construção diária individual e coletiva, a ser preservada.
Exposição "Memória" - Poesia de Guilherme Mansur
Abertura: 05/09/2024, das 19h às 21h.
Visitação: de 06/09 a 29/09/2024 - Terça a Sábado, das 10h às 18h; Domingo, das 10h às 14h.
Museu Casa dos Contos, rua São José, 12, Centro, Ouro Preto, MG.
Contato: coletivoolhodevidro@yahoo.com.br
@coletivoolhodevidro