A Editora Liberdade é uma experiência editorial voltada para temas ouro-pretanos. Desde 2011, tem publicado obras inéditas e reeditado obras esgotadas, pondo em circulação uma rede textual que referencia o campo da cultura e sociedade em Ouro Preto, iniciado com a reedição do clássico Bicentenário de Ouro Preto.
Alguns dos títulos entregues ao público mostram a abrangência da proposta editorial: A biografia de Aleijadinho e seu contexto; O Semeador; Bernardo Guimarães cronista; O Velho Cláudio; Na casa de Alphonsus; Agenor, o menino de Tripuí; De primeiro na Rua Nova; Crônicas e Novelas; Série Ouro-pretana; Entrelaçados, e outros.
A Editora Liberdade comemorou o bicentenário da imprensa ouro-pretana e mineira com uma série lançada entre 2023 e 2024: Crônicas e Novelas, de Olavo Bilac; O Livro dos Viajantes Portugueses, Solange Cardoso (org.), Imprensa de Ouro Preto no século XIX, de Francelina Drummond. Lançou também Construção de uma Causa: Fundação Sorria.
Para 2025, pretende editar o livro Viajantes e Naturalistas, destinado ao público juvenil; Miscelânea, em comemoração ao bicentenário do escritor ouro-pretano Bernardo Guimarães, e encaminha algumas reedições como O segredo de Ouro Preto e outros caminhos, de Vitorino Nemésio, e Ouro Preto do meu tempo, de Aracy Lessa.
Editora Liberdade
E-mail: editoraliberdade@gmail.com
@ed.liberdade