De 17 a 22 de setembro, a cidade de Ouro Preto e os distritos de Glaura e de Miguel Burnier recebem a segunda edição do Festival de Cultura Popular, um evento plural, pensado para exaltar a diversidade da cultura popular. Com uma programação gratuita que valoriza os costumes e tradições de cada região, o festival irá oferecer seminário, feira de comidas típicas e artesanato, cortejo, giros de folia, danças e músicas típicas.
“O Festival de Cultura Popular propõe celebrar as tradições culturais, por meio de experiências artísticas e de formação. O evento caracteriza-se por sua programação plural, pensada para exaltar as culturas populares, e pelo seu intercâmbio entre territórios. Os espaços serão tomados por uma programação rica e marcada pela diversidade cultural que ilustra e colore as nossas tradições”, conta a coordenadora do festival, Fernanda Vidigal, da Agentz Produções.
A curadora do festival, Gabriela de Lima Gomes, completa que uma das propostas do evento é também fomentar o intercâmbio entre os agentes envolvidos na cadeia produtiva da cultura popular. “Assim como na primeira edição, o festival realiza um seminário e convida nomes importantes que atuam na valorização e preservação do patrimônio, tanto da gestão pública quanto atores sociais. A ideia é promover um diálogo aberto, a fim de discutir estratégias para difundir as expressões e modos de fazer e saber da cultura popular.”
Programação – Ouro Preto
Entre os dias 17 e 19 de setembro, Ouro Preto recebe o seminário “Diálogos com as Culturas Populares”, que reunirá agentes da cadeia produtiva da cultura popular a fim de levantar abordagens em torno do tema. O debate “Paisagem e Patrimônio Industrial” abre a programação no dia 17/9, terça, para tratar sobre como salvaguardar as tradições culturais das cidades que sediam atividades minerárias, e quais as estratégias e políticas públicas que vêm sendo criadas para a preservação deste patrimônio. Para o debate, estão convidados Cristina Cairo, Arquiteta e Urbanista, e Karine Gonçalves Carneiro, Coordenadora GEPSA da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Gustavo Nolasco, Escritor, roteirista, jornalista e sócio e diretor de Projetos da NITRO.
No dia 18/9 quarta, acontece o debate “Redes e Culturas Populares”, que propõe abordar como os coletivos e as manifestações culturais podem se tornar um ponto de cultura, e como os pontos de cultura auxiliam o IPHAN no registro de tradições e saber fazer. Participam do encontro João Pontes, Diretor da Política Nacional de Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC), Virgínia Maria Henriques Deveza, Presidente da Associação das Senhoras Artesãs (ASA) e Tainah Leite, Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“A Extroversão Das Culturas Populares” é o tema a ser tratado no dia 19/9, quinta, para discutir sobre como cidades que sediam festivais e museus de cultura popular transformam as comunidades em que estão sediados, e como os festivais e museus mobilizam e formam seus públicos. O debate contará com as presenças de Rafa Barros, Diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN/MINC), Rachel Falcão, Coordenadora do Núcleo de Artes e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), e Joana Corrêa, Antropóloga e Gestora Cultural, Articuladora da Rede Nacional de Culturas Populares e Tradicionais.
O seminário “Diálogos com as Culturas Populares” acontecerá no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, sempre das 14h30 às 17h30. O acesso é gratuito sem a necessidade de inscrição prévia.
Programação – Glaura
As atividades no distrito de Glaura terão início no dia 20/9, sexta, às 18h, na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, com a Feira Gastronômica que irá oferecer uma grande variedade de comidas típicas. O filme “Recordar Miguel Burnier”, que conta a história e vocação do distrito, será exibido às 18h30. O grupo “Batuque Dagmar” - formado apenas por mulheres - fecha programação na sexta, às 20h, com show que reúne grandes sucessos do samba de raiz.
No dia 21/9, sábado, a partir das 12h, o público poderá visitar a Feira da Matriz de Glaura, que oferece a riqueza do artesanato local, e a Feira Gastronômica. Às 14h30, acontece a “Dança das Fitas” com alunos da Escola Municipal Benedito Xavier de Glaura/MG. A banda “Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria" se apresenta às 15h, mesmo horário que começa a “Rua de Brincar” com o grupo “Atrás do Pano”. A folia do “Boi da Manta” de São Bartolomeu começa às 17h, com o seu tradicional cortejo repleto de alegorias, música, teatro e dança e, logo depois, e às 17h40 é a vez da “Caretagem dos Amaros” de Paracatu, que sairá cantando e dançando pelas ruas, com suas máscaras e roupas coloridas com fitas. Para encerrar a programação, às 18h30, o público poderá assistir ao show do grupo “Mestre Ambrósio”, do Recife - um dos precursores do manguebeat, estilo musical que combina ritmos regionais, rock, hip hop, funk e música eletrônica – que leva ao festival o seu trabalho autoral que apresenta músicas inspiradas na tradição popular.
Programação – Miguel Burnier
O Festival de Cultura Popular chega a Miguel Burnier no dia 22/9, domingo, na Praça da Estação, com a “Festa de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia”, tradicional encontro de Congados da região, que acontecerá das 8h às 12h, e com a exibição do Filme “Recordar Miguel Burnier” durante toda a festa. O distrito também receberá a folia do “Boi da Manta” de São Bartolomeu, com o seu cortejo repleto de alegorias, música, teatro e dança, encerrando a programação, às 12h.
SERVIÇO
Festival de Cultura Popular
17 a 22 de setembro
Ouro Preto, Glaura e Miguel Burnier
Programação gratuita
Informações: www.festivaldeculturapopular.com.br
Ouro Preto
17 à 19/09 - 14h30 à 17h30
Seminário “Diálogos Com As Culturas Populares”
Local: Anexo do Museu Da Inconfidência
(Praça Tiradentes)
Dia 17/09
Tema: “Paisagem e Patrimônio Industrial”
Como salvaguardar as tradições culturais das cidades que sediam atividades minerárias? Quais as estratégias e políticas públicas que vêm sendo criadas para a preservação deste patrimônio?
Convidados: Cristina Cairo (Arquiteta e Urbanista) e Karine Gonçalves Carneiro (Coordenadora Gepsa – UFOP) e Gustavo Nolasco (Nitro)
Dia 18/09
Tema: “Redes e Culturas Populares”
Como coletivos e manifestações culturais podem se tornar um ponto de cultura e como os pontos de cultura auxiliam o Iphan no registro de tradições e saber fazer?
Convidados: João Pontes (Diretor da Política Nacional De Cultura Viva – MINC), Virgínia Maria Henriques Deveza (Presidente da Associação Das Senhoras Artesãs - ASA) e Tainah Leite (Superintendente do IPHAN).
Dia 19/09
Tema: “A Extroversão Das Culturas Populares”
Cidades que sediam festivais de cultura popular e museus de cultura popular, como os festivais/museus transformam as comunidades em que estão sediados? Como os festivais/museus mobilizam/formam seus públicos?
Convidados: Rafa Barros (Diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular -IPHAN/MINC), Rachel Falcão (Coordenadora Do Núcleo De Artes e Ofícios – FAOP) e Joana Corrêa (Antropóloga e Gestora Cultural, Articuladora da Rede Nacional de Culturas Populares e Tradicionais)
Glaura
Local: Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio
Dia 20/09
18h - Feira Gastronômica
18h30 - Exibição do filme “Recordar Miguel Burnier”
20h - Show com o grupo “Batuque Dagmar” (BH)
Dia 21/09
12h - Feira da Matriz de Glaura e Feira Gastronômica
14h30 - Dança das Fitas com a Escola Municipal Benedito Xavier
15h - Banda “Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria”
15h - Rua de Brincar com o Grupo de Teatro Atrás do Pano
17h - Boi da Manta de São Bartolomeu
17h40 - Caretagem dos Amaros de Paracatu
18h30- Show com “Mestre Ambrósio” (Recife)
Miguel Burnier
Local: Praça da Estação
Dia 22/09
08h às 12h - Festa de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Durante a Festa - Exibição do Filme “Recordar Miguel Burnier”
12h - Boi da Manta de São Bartolomeu
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CS Comunicação e Arte
Cristina Sanches - (31) 98489 2098
contato.cristinasanches@gmail.com
Instagram @cs.comunicacao.arte