Stênio Lima
Ouro Preto, conhecida e reconhecida mundialmente pelas belezas culturais e naturais, pelos casarões cheios de histórias, museus e igrejas passa agora a abrigar também uma nova forma de comércio: as franquias. Marcas conhecidas nacional e internacionalmente tem procurado a cidade como opção forte para abertura de novas lojas.
A ideia das franquias vem, inicialmente da Inglaterra, com data do século XII. Mas, de forma geral, considera- se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando uma empresa de máquinas de costura estabeleceu uma rede de lojas que utilizavam sua marca na fachada e revendiam seus produtos.¹ No Brasil, as franquias chegaram timidamente no anos 60 com lojas como Yázigi, CCAA e poucas outras e ganharam força na década de 80. Em Ouro Preto, uma das mais antigas franquias, a Localiza, data dos anos 90.
Uma aposta do comércio atualmente é o ramo dos chocolates. Além de marcas regionais, franquias nacionais despontam no mercado em Ouro Preto. A Cacau Show chegou à cidade por desejo da franqueada Luciene Kennedy. "Moro em Ouro Preto há 17 anos e buscava um empreendimento que me proporcionasse a possibilidade de permanecer aqui. Além de ser uma cidade turística, possui um número de habitantes interessante para o investimento". Para Luciene, estar instalada no centro histórico de uma cidade reconhecida internacionalmente como é o caso de Ouro Preto, possibilita grande visibilidade de turistas nacionais e estrangeiro.
No caso da loja da Boticário, reaberta recentemente, foi um pouco diferente."No início de 2014, a franqueadora nos procurou para ofertar a oportunidade de aquisição dos direitos de uso da marca na cidade de Ouro Preto. Por decisão nossa, avaliamos que seria oportuno trazer para a cidade, o novo padrão de loja do Boticario desde o início de nossa operação." conta o franqueado Marcos Rolim. O diferencial da loja fica por conta da interatividade com o uso de tecnologia, deixando cada um a vontade para interagir e experimentar os produtos da loja.
Ainda no setor da cosmética, há também a Vita Derme, em Ouro Preto há 15 anos. Para a franqueada Viviane, a loja permanece por tanto tempo na cidade por vender não só para o público interessado, como salões de beleza, mas por vender também ao turista nacional e internacional que já conhece a marca.
No geral, as franquias, em especial em Ouro Preto, têm uma preocupação muito forte com o público local. A Cacau Show, que entrará em reforma no próximo mês, se destaca quando o assunto é o marketing local."Fizemos uma campanha escondendo vale-brindes em produtos diferentes da loja e fomos dando dicas em uma rádio local para que os clientes pudessem encontrar os prêmios. Foi um sucesso."
¹ Dados: Cartilha SEBRAE