O Museu de Artes e Ofícios (MAO) dá continuidade ao projeto “Ofício da Música”, em Ouro Preto, recebendo o violonista Tabajara Belo, com a participação do grupo de choro “Chora, Cecilia!”. O evento ocorre no dia 21 de agosto quinta-feira, às 19h30, no Hotel do Teatro (Rua Costa Sena, 307, Ouro Preto). A abertura do Ofício da Música será com o Coral Canto Crescente. O projeto tem patrocínio da Gerdau.
Dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara Belo é, atualmente, professor no Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, onde foi idealizado “Chora, Cecilia!”. O grupo representa uma das facetas da diversidade e do bem-vindo processo de expansão de possibilidades estéticas vividos pelo curso de Música da instituição. Formado pelo professor Tabajara Belo (Bandolim e direção musical) e pelos alunos Júlia Pires (Violão), Matheus Ferro (7 Cordas) e Vivian Fernandes (Clarineta) com o objetivo de vivenciar a prática do choro brasileiro, o quarteto explora as dimensões da prática improvisatória, a fluidez rítmica e o apuramento de sonoridade e timbre típicos do gênero, privilegiando a experimentação e a criação coletiva como principais processos de trabalho.
Ouro Preto recebeu a primeira edição do “Ofício da Música”, em julho deste ano. Com o objetivo de promover encontros do público com músicos renomados, sempre com entrada gratuita, as atividades culturais são viabilizadas pelo Museu do Oratório e são uma extensão do projeto, que ocorre desde 2007, mensalmente, no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, sob a curadoria de Poti Castro.
Tabajara Belo é violonista de destaque na cena musical de Minas. Atua em shows e gravações com Trio Amaranto, Marina Machado, Paula Santoro, Déa Trancoso, Marcus Viana, Vander Lee, Paulo Bellinati, Claudio Nucci e Wagner Tiso. É integrante, ao lado de nomes como Geraldo Vianna, Juarez Moreira, Weber Lopes e Fernando Araújo, do Projeto “Violões de Minas”, que reúne os mais destacados violonistas de Minas Gerais. Bacharel em violão pela UFMG e Master of Guitar pela University of Arizona, é professor efetivo de violão da Universidade Federal de Ouro Preto. Tabajara Belo tem se apresentado em importantes festivais e projetos de música instrumental no Brasil e no exterior. Já atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em disco ao vivo sobre a obra do compositor Tavinho Moura. Conquistou o prêmio de Melhor Instrumentista do BDMG Instrumental 2008. Fez turnê pela Europa - Itália, França e Portugal - com a cantora Déa Trancoso. Aclamado pela imprensa especializada (Revista Violão Pro, Revista Guitar Player), seu CD de estréia recria, em arranjos vigorosos, pérolas da canção brasileira de ontem e de hoje. Lançou, em 2009, seu segundo disco – “Suíte Brasil”, em parceria com o flautista Bruno Pimenta. No primeiro semestre de 2011, em turnê nos Estados Unidos, percorreu cinco estados americanos realizando concertos e workshops. Atualmente, está em fase de pré-produção de seu terceiro CD, que privilegia sua produção autoral.
Sobre o Museu do Oratório
O projeto Ofício da Música tem o patrocínio da Gerdau. Para manutenção de suas atividades o Museu do Oratório conta com o patrocínio da Gerdau, Oi, Cemig e Grupo CCR por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio da Oi Futuro.
Serviço: Ofício da Música com Tabajara Belo
Dia 21 de agosto, quinta-feira, às 19h30
Local: Hotel do Teatro - Rua Costa Sena, 307 - Ouro Preto
Entrada Gratuita / Por senha no local