Encontro pela manhã com Advanio e fico sabendo de sua participação no Salão de Arte 2014 – São Paulo com a Graphos:Brasil.
O Salão acontece de 21 a 24 de agosto
Clube A Hebraica – Sala Marc Chagall
R. Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, 115, Jardins – São Paulo
Um pouco mais sobre o artista:
Advanio Lessa
Natural de Lavras Novas, cidade do interior de Minas Gerais, Advanio Lessa sempre viveu em meio à natureza. Filho de pai tropeiro e mãe cesteira, aos 6 anos já dominava a trama do cipó, fazendo do artesanato uma de suas brincadeiras de menino.
Aos 13, passou a realizar experimentações com os cestos que criava, incorporando a eles elementos como folhas de coco, raízes e troncos; todos encontrados a partir de andanças pela mata. Assim nasciam suas primeiras esculturas.
Atualmente, seus trabalhos revelam um sensível refinamento estético aliado a um forte poder de reinvenção. A ligação com o ambiente natural é outro ponto evidente, reforçado pela preocupação de Advanio em não causar quaisquer danos à natureza durante seu processo de criação. Os materiais usados são recolhidos já mortos, para então ganhar vida nova pelas mãos do artista.
Por sua qualidade orgânica, suas formas dramáticas e seu emaranhado pulsante, as esculturas de Advanio revelam um talento emergente, capaz de poetizar o ambiente à volta em toda sua força e imperfeição.
Exposições
1999 – Expõe suas peças em Belvox e, posteriormente, exporta-as para Alemanha, Japão, Estados Unidos e Bélgica
2002 – Realiza exposição no Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Galeria de Arte Tuto, em Belo Horizonte
2008 – Abre a Exposição “Mergulho” em BH, na Galeria Clélia Valadares
2013 – Participa da mostra Graphos:Brasil Hoje
2013 - Coletiva A Nova Mão Afro-Brasileira, Museu Afro Brasil, São Paulo
Fonte Graphos:Brasil
Veja mais sobre o Salão de Arte 2014 - Clique aqui!