Praças, ruas e igrejas de Ouro Preto irão se transformar, pelo terceiro ano consecutivo, em palcos para grandes nomes da música mundial entre 29 e 31 de agosto. Essa é a essência do MIMO, o maior festival gratuito de música instrumental do país, que chega à sua 11ª edição em 2014. Firmando-se como polo de música plural e de valorização do patrimônio histórico brasileiro, o MIMO passará também pelas cidades de Olinda (PE, de 04 a 07 de setembro), Paraty (RJ, de 10 a 12 de outubro) e, pela primeira vez, em Tiradentes (MG, de 17 a 19 de outubro). O evento é apresentado pelo Bradesco e TIM, com patrocínio do BNDES e apoio da Deloitte.
Apostando na diversidade de ritmos e culturas do mundo - da música clássica ao jazz, passando pela world music e tudo de mais representativo que existe na cena contemporânea -, o festival levará nomes de diversos países a Ouro Preto, como Mali, França, Índia, Estados Unidos, Brasil, entre outros. Um dos maiores nomes do jazz mundial, o pianista e compositor americano Chick Corea volta ao Brasil depois de dois anos e agora se apresenta ao lado do novo grupo, The Vigil, na noite de abertura do festival, na Praça Tiradentes. Na fusão de ritmos indianos com a música do mundo, o percussionista e compositor indiano Trilok Gurtu trará um repertório autoral para sua apresentação no domingo, 31. O cantor jamaicano Winston McAnuff, ao lado do acordeonista francês Fixi, vão abrir o palco principal na noite de sábado com o show de lançamento do disco "A new day", que será apresentado pela primeira vez no Brasil. Em seguida, o africano Bassekou Kouyate, um dos artistas mais populares de Mali, especialista no ngoni (instrumento típico da costa ocidental africana), sobe ao palco ao lado da sua banda Ngoni Ba, composta por sua mulher e filhos, para embalar o segundo dia do festival.
Além dos nomes internacionais, o MIMO também vai levar grandes nomes brasileiros a Ouro Preto. Na abertura do evento, o mineiro Toninho Horta fará exclusivo concerto acústico ao lado da Orquestra Fantasma. No domingo, para encerrar a edição da cidade neste ano, Marco Pereira & Toninho Ferragutti irão apresentar o álbum "Comum de Dois", que gravaram juntos, na Igreja do Carmo.
"Nosso objetivo é pluralidade e qualidade. Procuramos sempre trazer os melhores nomes da música instrumental do mundo para se apresentar no país de forma gratuita e, assim, realizar um trabalho de fomento e formação de plateia. Temos o prazer de receber em nossa 11ª edição nomes brilhantes de diferentes países e muitos estilos", comemora a diretora artística do evento, Lu Araújo.
Novidades: Prêmio MIMO Instrumental e Circuito MIMO
Como grande novidade para este ano, o festival lançou o Prêmio MIMO Instrumental que selecionou novos talentos da música brasileira para integrar a programação oficial. O primeiro vencedor a se apresentar será o pianista capixaba Hercules Gomes, que subirá ao palco da Praça Tiradentes no domingo, 31. Músicos de todo o país, entre 18 e 35 anos, concorreram para esta seleção que recebeu 346 inscrições e escolheu 04 ganhadores. "O prêmio tem o objetivo de valorizar jovens instrumentistas de todas as regiões do Brasil, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical", acrescenta Lu Araújo.
Outra novidade deste ano é o Circuito MIMO, que apresentará dois concertos gratuitos em Belo Horizonte, na Igreja São José, aproximando o festival do sudeste e incluindo belíssimas igrejas históricas na programação, sem perder suas características consagradas. No dia 13 de outubro, será a vez do mestre da guitarra portuguesa, Custódio Castelo, estrear em palco mineiro, às 18h. O DUO Milewski, composto pelo violinista Jerzy Milewsky e pela pianista Aleida Schweitzer, se apresenta no dia seguinte, 14 de outubro, no mesmo horário.
Etapa Educativa:
Sucesso em todas as edições do festival e com o objetivo igualmente importante de fortalecer a música instrumental produzida no país, a Etapa Educativa do MIMO é composta pelo curso de regência orquestral, ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, que aconteceu em junho, em São Paulo, e por aulas, workshops, oficinas e máster classes ministradas pelos artistas convidados para o evento. Completa esta ação o MIMO para Iniciantes, voltado para as crianças Ensino Fundamental de cada uma das cidades sede, fomentando assim a curiosidade infantil sobre a música do mundo.
Em Ouro Preto acontece nessa sexta (29) o workshop - A MÚSICA DE CHICK COREA – Escola de Minas, na Praça Tiradentes de 14h às 15h30 - Ministrante: CHICK COREA (EUA)
Documentários, Longas, Médias e Curtas fazem a programação do Festival MIMO de cinema:
Os filmes serão exibidos nos adros das Igrejas e no Cine Vila Rica.
Cine Teatro Vila Rica:
Documentário - PAULO MOURA - ALMA BRASILEIRA - 18h
DIRETOR: Eduardo Escorel Documentário 86min|2013| São Paulo/SP| Livre O filme reúne, em livre associação, os registros da trajetória do genial compositor.
Documentário - PATATIVA - XIRI MEU "EU NÃO DOU" - 20h
DIRETOR: Tairo Lisboa Documentário: 15min|2014|São Luís/MA| Livre O documentário sobre a cantora e compositora Patativa.
Animação: SINFONIA – 20h
DIRETOR: Simon Pedro Brethé Animação: 7min | 2012| Belo Horizonte/MG| Livre Uma fantástica orquestra de notas musicais executa a música "Bolero", de Maurice Ravel.
Longa: A FARRA DO CIRCO – 20h
Direção: Roberto Berliner e Pedro Bronz Documentário |94 min | 2014 |Rio de Janeiro |12 anos Um filme sobre a geração que formou o Circo Voador, a "usina de sonhos"....
No Adro da Basílica do Pilar – 19h
Filme - Panorama Brasil- Curtas e Médias: ISRAEL CASA DE BAMBA
DIRETOR: Felipe Ivanicska Documentário: 50min | 2012| Belo Horizonte/MG| Livre Há quem sambe diferente numa terra diferente. Em Israel, não só o samba, mas toda a música
Consertos na Basílica Matriz do Pilar, Toninho Horta & Orquestra Fantasma e na Praça Tiradentes Chick Corea & The Vigil:
Toninho Horta & Orquestra Fantasma (Brasil), Chick Corea & The Vigil (EUA) abrem a programação dos Concertos MIMO 2014 no dia 29.
Toninho Horta se apresenta na Basílica Nossa Senhora do Pilar, às 20h, ao lado da flautista Lena Horta, do baixista Yuri Popoff, do percussionista Esdra Ferreira e do tecladista André Dequech, do violinista Rudi Berger e do violoncelista Jaques Morelembaum.
Na Praça Tiradentes o Concerto de Chick Corea & The Vigil (EUA) – às 22h30. Com estilo inconfundível e criatividade incomum, navega em todas as vertentes do jazz em quase 50 anos de carreira. Corea é tido como um dos mais influentes pianistas de sua geração, desde Bill Evans. Nas apresentações no MIMO 2014, o artista inaugura no Brasil a turnê latino-americana de lançamento do álbum “The Vigil”, acompanhado por jovens instrumentistas de primeira linha.
Para os concertos no Interior das Igrejas e Cine Vila Rica é necessário a retirada de senhas:
LOCAL DE DISTRIBUIÇÃO DAS SENHAS: Praça Tiradentes
Concertos 20H: senhas a partir das 18h do dia do concerto.
Os demais concertos e horários não necessitam de senhas.
Festival MIMO de Cinema: senhas uma 1h antes da sessão para as sessões no Cine Teatro Vila Rica.
Serão distribuídas no máximo 2 senhas por pessoa. Espaços sujeitos à lotação.
Telões: o MIMO oferece telões com transmissão simultânea para os concertos das 20h, nas áreas externas das igrejas.
Veja a programação completa no site do evento ! Clique Aqui!
Foto: Palco do MIMO 2014 na Praça Tiradentes crédito Eduardo Tropia