A Sala Ivan Marquetti, Galeria de Arte do Grêmio Literário Tristão de Ataíde – GLTA, convida para a abertura da exposição Plantionírico, do artista ouro-pretano Thiago Alvim. O evento acontece no dia 06 de setembro, sábado, às 19h.
Com a licença poética de brincar com palavras, a partir da hibridização de “plantio” e “onírico”, Alvim exibe obras que remetem ao inconsciente e à fantasia dos sonhos. Composta por desenhos, telas, chapa de metal e uma intervenção, a exposição é resultado de duas séries distintas, tendo como referência uma extensa pesquisa desenvolvida em espaços urbanos degradados, ricos em manchas, ao representar texturas, formas orgânicas e elementos figurativos.
A Street Art, linguagem em que Alvim possui fortes raízes, é posta, frente a frente, à carga simbólica do ambiente que compõe uma galeria de arte. Para além da perspectiva de confrontação entre os dois espaços, o artista propõe transpor a ideia de uma polarização, por vezes costumeira, entre o binômio rua/galeria, transfigurando-os em um só universo. “A arte engloba esses dois universos. Se a rua me proporciona uma linguagem, a galeria sugere outra, no entanto, ambas fazem parte da mesma flora criativa que me cerca”, salienta Thiago.
Na Flora Criativa mencionada pelo artista, árvores de diferentes formas e cores emergem de um universo lúdico, mescladas a elementos que fazem alusão ao corpo humano, sugerindo a integridade entre homem e natureza, a exemplo dos olhos presentes em algumas das obras. Olhos, por vezes atentos, que remetem a uma vigilância panóptica às avessas, em tempos em que questões ambientais fazem-se cada vez mais pertinentes.
Em Plantionírico Thiago Alvim apresenta ainda uma instalação plástica de grande porte, fazendo das paredes da galeria, suporte para uma intervenção. O objetivo é colocar em evidência o diálogo entre universo da rua e os demais trabalhos expostos. “Nesta intervenção, uso o corpo para criar traços, algo mais gestual, ligado à dança e que trago nos troncos das árvores, como se os olhos dançassem um pouco ao observar meu trabalho, que se encerra com a presença do espectador e sua bagagem interna para ler as obras do modo que lhe convier.
Serviços
Plantionírico
Abertura: 06 de Setembro, às 19h
Encerramento: 03 de Outubro de 2014
Horário de Visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados de 09h a 12h.
Local: Sala Ivan Marquetti, Galeria de Arte do GLTA, Ouro Preto. Rua Paraná, 136, Centro.