A Semana Santa, de 13 (domingo de Ramos) a 20 de abril (domingo de Páscoa), encontra em Ouro Preto uma das mais belas expressões da religiosidade e da cultura de Minas Gerais. A cidade inteira se mobiliza para as celebrações, este ano presididas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Segundo tradição bicentenária, há alternância entre a Freguesia de Antônio Dias (Paróquia de N. S. da Conceição) e a Paróquia do Pilar, por causa das rixas entre portugueses e paulistas na antiga Vila Rica.
As principais cerimônias acontecem quarta, quinta e sexta-feiras santas, sábado santo e domingo de Páscoa nas igrejas da paróquia de Nossa Senhora do Pilar. No largo da igreja do Rosário acontece a cerimônia do lava-pés. Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade. No domingo da Ressurreição, pela manhã, inicia-se os festejos da Páscoa com a procissão do Santíssimo Sacramento, sendo as ruas e fachadas ornamentadas pela população, que faz vigília à noite toda do sábado de Aleluia e confecciona tapetes com pó de fragmentos ou lascas de madeira (serragem).
As cerimônias têm início na sexta-feira das Dores, dia 11 de abril, quando se encerra o soleníssimo e piedoso Setenário das Dores de Maria. Durante sete sextas-feiras, desde a véspera do carnaval, reza-se o ofício tradicional no altar de Nossa Senhora das Dores. A procissão do Depósito leva a imagem da Mater Dolorosa até igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima)
Sábado dos Passos, dia 12, acontece a procissão do Depósito do Senhor dos Passos, em que a imagem é transladada da Basílica de Nossa Senhora do Pilar até a igreja de Nossa Senhora das Dores. Também nesse dia acontece a presentação do “Auto da Paixão” pelo Grupo Teatral da Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Efigênia, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Dia 13, domingo de Ramos, a procissão do Encontro tem seu clímax na Praça Tiradentes.
Rituais do século XVIII permanecem vivos nas cerimônias de Ouro Preto, com a mesma naturalidade que marca a integração da comunidade na cidade colonial. A Guarda Romana bate suas lanças nas pedras das ladeiras, a Verônica sobe no pequeno mocho para cantar em latim e mostrar o sudário com o rosto de Cristo, as ordens terceiras e as irmandades, paramentadas com os hábitos e as opas, respectivamente, acompanham as procissões com suas cruzes processionais e ciriais.
O Judas é queimado no domingo de Páscoa entre fogos e balas para a criançada. A Semana Santa faz com que a histórica cidade seja plenamente Ouro Preto, na beleza de seus cenários e na emoção de sua gente.
SOLENIDADES DA SEMANA SANTA - 2014
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PILAR – OURO PRETO
ARQUIDIOCESE DE MARIANA
ANO MISSIONÁRIO PAROQUIAL: ESCUTAR OS AFASTADOS
Em comunhão com as Comunidades Paroquiais de Ouro Preto, a PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PILAR vem, com alegria e fé, convidá-lo(a), sua família, amigos e comunidade para participar das Solenidades da Semana Santa, CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Acolhamos o chamado de Deus e renovemos, em nossa vida, a sua graça e o seu amor!
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Pároco
A SEMANA SANTA é a mais importante data do calendário religioso de Ouro Preto. Nestes dias, a fé cristã encontra sua mais alta representação e o evento se reveste das cores do sagrado, na celebração da morte sacrificial do Cristo, na celebração da vida pela sua ressurreição. Nas ruas, nas casas, no movimento da cidade se percebe o momento magnífico das pessoas em torno da liturgia da fé. A cidade se prepara nas encenações ao ar livre, nas procissões paramentadas, nos seus tapetes multicoloridos, com pompa e circunstância. A cidade revive um espetáculo de fé e devoção que a cada ano se renova. É um acontecimento religioso e de encontro de pessoas, famílias e visitantes que vêm a Ouro Preto usufruir momentos de rara beleza.
Jarbas Eustáquio Avellar
Secretário de Turismo, Indústria e Comércio
PROGRAMA
“O que eu fiz, vocês vão e façam” (Jo 13,15)
Meses de Fevereiro a Abril
- Durante a quaresma, NA BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR E NAS CAPELAS FILIAIS, celebrações da Via-Sacra, do Ofício da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Leitura Orante da Bíblia e de liturgias penitenciais, contemplando temas quaresmais e da CF-2014, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras.
- Às sextas-feiras, durante a Quaresma, às 17h, confissões e às 19h30min, Setenário das Dores da Santíssima Virgem Maria.
- Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
Nos dias da Semana Santa
- Das 9h às 11h30min e das 14h30min às 17h30min e durante as Celebrações, atendimento individual em confissão na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
SEXTA-FEIRA DAS DORES - Dia 11 de Abril
19h30min - Após o encerramento do SETENÁRIO DAS DORES da Santíssima Virgem Maria, Procissão do Depósito levando a imagem de Nossa Senhora das Dores para a IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA. Canto do “Inflamatus”.
SÁBADO DOS PASSOS - Dia 12 de Abril
“Ele carregou sobre si as nossas dores” (Is 53)
Missas:
07h – Na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
10h – Na CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, em Mariana, Missa Solene presidida pelo Arcebispo, com Bênção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais.
17h – Na CAPELA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO.
18h – Na IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.
19h – Na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR – Missa e meditação sobre o “Julgamento de Jesus” e Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos para a IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES.
21h30min – Apresentação do “AUTO DA PAIXÃO” pelo Grupo Teatral da Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Efigênia, nas escadarias da IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO.
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - Dia 13 de Abril
Dia Mundial da Juventude e Dia Nacional da Coleta solidária – CF/2014
“Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto do céu” (Mc 11,7-10)
8h – Bênção e distribuição de Palmas e Ramos na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS. Procissão festiva para a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Missa Solene Cantada.
10h – Missa festiva na IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA.
15h30min - Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES. Em seguida, Procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.
16h30min - Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA. Em seguida, Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes.
18h30min – Cerimônia do Encontro, com Sermão alusivo, na PRAÇA TIRADENTES. Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, recordando Passos da Paixão, até a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Sermão do Calvário.
18h30min – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
SEGUNDA FEIRA SANTA - Dia 14 de Abril
“Na cruz, o Senhor disse à Mãe: Mulher, eis aí teu Filho! Depois disse ao discípulo, eis aí tua Mãe!” (Jo 19,26-27)
7h - Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com o Ofício das Laudes cantado.
18h – Exercício piedoso da Via-Sacra na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
19h - Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com meditação sobre “A participação de Nossa Senhora na história da salvação e sua solidariedade às dores e esperanças da humanidade”. A seguir, Procissão da Soledade da Virgem Dolorosa para a IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Canto do “Inflamatus”.
17h - Confissões na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO e, às 19 horas, Missa e Via Sacra pelas ruas da comunidade.
TERÇA-FEIRA SANTA - Dia 15 de Abril
“Apesar de sua condição divina, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,6-8)
7h - Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com Ofício das Laudes cantado.
10h – Missa no PROLAE – Programa de Liberdade e Assistência ao Encarcerado.
18h30min – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Em seguida, Via Sacra Solene, com especial participação jovem, saindo da BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR para a IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.
QUARTA-FEIRA SANTA - Dia 16 de Abril
“Foi levado como ovelha ao matadouro e, maltratado, não abriu a boca” (At 8,32)
6h30min – Ofício da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
15h - Missa na CAPELA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO, com Celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos.
18h30min – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Em seguida, solene e piedoso Ofício de Trevas.
SOLENE TRÍDUO PASCAL
O Solene Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ápice do Ano Litúrgico, começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, culminando com a Vigília Pascal e encerrando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
QUINTA-FEIRA SANTA - Dia 17 de Abril
Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12)
Confissões: Das 8h às 11h30min e das 14h30min às 16h30min, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
12h – Almoço festivo de congraçamento dos Padres pelo dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Católico.
16h - Missa na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.
17h - Missa Solene na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Cerimônia da Desnudação dos Altares e Trasladação do Santíssimo Sacramento para a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA. Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h (meia noite).
20h30min – Sermão do “Mandatum” - o Mandamento Novo, e Cerimônia solene do Lava-Pés, no Largo da IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
SEXTA-FEIRA SANTA - Dia 18 de Abril
Celebração da Paixão e Morte do Senhor
“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1)
6h – Caminhada Penitencial e celebração de piedosa Via Sacra com quadros vivos, saindo da CAPELA DE SÃO CRISTÓVÃO para a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA.
Confissões: 8h às 11h30min, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
9h – “Sermão das Sete Palavras do Divino Redentor na Cruz”, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS e na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO. Adoração do Cristo que morreu na cruz e distribuição da Sagrada Eucaristia.
19h – Apresentação do figurado bíblico, no Largo da IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
20h – Cerimônia do Descendimento da Cruz, no Largo da IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro com as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES.
SÁBADO SANTO - Dia 19 de Abril
Celebração da Vigília Pascal
“Essa noite será de vigia para todos os filhos de Israel, de geração em geração, em honra do Senhor” (Ex 12,42)
Confissões: 8h às 11h30min, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
8h – Ofício da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.
21h – Solene Vigília Pascal na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO. Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal e Canto do “Exultet”. Bênção da Água, com renovação das promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – Dia 20 de Abril
“Por que estão procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está mais aqui, ressuscitou!” (Lc 24,5-6)
7h - Missa festiva na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Procissão da Ressurreição conduzindo o Santíssimo Sacramento até a IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES. À chegada, Bênção solene do Santíssimo Sacramento e celebração de Missa festiva.
9h30min – Missa na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.
16h – Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
17h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.
19h - Missa Solene na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo e canto solene do “Te Deum”, encerrando as solenidades.
16h – Tradicional “Queima do Judas”, no Largo da CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA.
TRAJETO DAS PROCISSÕES
Sexta-feira das Dores/Procissão do Depósito - Dia 11 de Abril: Basílica do Pilar, Praça Monsenhor Castilho Barbosa, Rua Conselheiro Santana, Rua Donato da Fonseca, Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Direita (Conde Bobadela), Praça Tiradentes (Lado do Ponto de Taxi), Rua Padre Rolim, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.
Sábado dos Passos/Procissão do Depósito - Dia 12 de Abril: Basílica do Pilar, Praça Américo Lopes (Lado de cima da igreja), Rua do Pilar, Rua Paraná, Rua Direita (Conde de Bobadela), Praça Tiradentes, Rua do Ouvidor (Cláudio Manoel), Largo Coimbra (São Francisco de Assis), Rua Bernardo Vasconcelos, Praça Antônio Dias, Ponte Antônio Dias, Largo Marília de Dirceu, Rua Bárbara Heliodora, Rua Coronel Serafim, Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor - Dia 13 de Abril:
Procissão de Ramos - Igreja Senhor Bom Jesus Matosinhos, Rua Alvarenga, Rua Bernardo Guimarães, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca (Ponte Seca), Rua Conselheiro Santana, Praça Monsenhor Castilho Barbosa, Igreja Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Procissão do Encontro com a Imagem de Nossa Senhora das Dores - Igreja Nossa Senhora das Mercês, Rua Padre Rolim, Praça Tiradentes.
Procissão do Encontro com a Imagem do Senhor dos Passos - Igreja de Nossa Senhora das Dores, Rua Coronel Serafim, Rua Bárbara Heliodora, Largo Marília de Dirceu, Ponte Antônio Dias, Praça Antônio Dias, Rua Bernardo Vasconcelos, Rua do Ouvidor (Cláudio Manoel), Praça Tiradentes.
Após o sermão alusivo ao Encontro: Praça Tiradentes, Rua Conde de Bobadela, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca, Rua Conselheiro Santana, Praça Monsenhor Castilho Barbosa e Igreja Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Segunda-feira/Procissão da Soledade – Dia 14 de Abril: Basílica do Pilar, Praça Monsenhor Castilho Barbosa, Rua Benedito Valadares, Rua J. C. Carvalho, Rua Donato da Fonseca, Largo do Rosário e Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Terça-feira/Caminhada Penitencial e Via Sacra – Dia 15 de Abril: Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Praça Monsenhor Castilho Barbosa (subindo pelo lado do chafariz), Rua Antônio de Albuquerque, Rua Donato da Fonseca, Largo do Rosário, Rua Bernardo Guimarães, Rua Alvarenga e Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Sexta-feira Santa da Paixão e Morte do Senhor – Dia 18 de Abril:
Caminhada Penitencial e Via Sacra – Capela São Cristóvão, Rua José de Araújo Dias, Rua Professor Alberto Barbosa, Avenida Padre Rolim, Travessa Cristo Rei, Rua Alvarenga, Rua Bernardo Guimarães, Rua Donato da Fonseca, Rua Antônio de Albuquerque.
Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro - Largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua Ouvidor (Cláudio Manoel), Largo Coimbra (São Francisco de Assis), Rua Bernardo Vasconcelos, Praça Antônio Dias, Ponte Antônio Dias, Largo Marília de Dirceu, Rua Bárbara Heliodora, Rua Coronel Serafim, Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Domingo de Páscoa/Procissão da Ressurreição – Dia 20 de Abril: Basílica do Pilar, Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, Rua Conselheiro Santana, Rua Donato da Fonseca, Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua do Ouvidor (Cláudio Manoel), Largo Coimbra, Rua Bernardo Vasconcelos, Praça Antônio Dias, Ponte Antônio Dias, Largo Marília de Dirceu, Rua Bárbara Heliodora, Rua Coronel Serafim, Igreja de Nossa Senhora das Dores.