Com mais de vinte atrações que variam entre shows, workshops, mostras e palestras, a terceira edição do festival de música instrumental – MIMO – trouxe para Ouro Preto artistas de todo o mundo. O evento que aconteceu do dia 29 a 31 de agosto promoveu, além de cultura musical para os que estavam na cidade histórica, um movimento mercantil considerável para os comerciantes e hoteleiros da região.
Turistas e artistas de países como Índia, França, Suíça, Jamaica e EUA puderam conferir e tocar em espaços considerados patrimônio da humanidade por sua importância e beleza centenária. O evento chegou à cidade há três anos como projeto da diretora geral e artística, Lu Araújo, que confessa sua vontade antiga de chegar a Ouro Preto com o Festival. “Sempre tive vontade de vir pra cá. Quando me perguntavam, em 2007, eu dizia que se eu me estendesse para algum lugar do Brasil, iria para Ouro Preto”, conta.
O morador da cidade, Juliano Mendes, explica que a cidade se acostumou a receber muitos eventos durante o ano e que o MIMO, em particular, possui uma filosofia interessante sobre o patrimônio nos locais em que passa. “O MIMO acabou desenvolvendo um conceito em que ele valoriza o patrimônio nessas quatro cidades em que é realizado (Paraty, Tiradentes, Ouro Preto e Olinda). Acredito que ele dá mérito ao chamado barroco histórico como um palco contemporâneo. Um palco vivo das coisas que continuam acontecendo. Isso eu acho lindo”, afirma.
O setor hoteleiro, um dos mais importantes da cidade, ofereceu aos turistas e artistas a estadia durante todo o tempo de festival. Em tempos comuns, os estabelecimentos da cidade costumam ocupar cerca de 40% de sua lotação máxima, mas durante esse período a realidade é alterada. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Regional Circuito do Ouro, Antoninho Tavares, explica que o evento aumenta esse índice em cerca de 30% na época em que ele acontece e que para os profissionais do setor, é uma boa oportunidade de negócios. Já a proprietária da Pousada dos Ofícios, Fernanda Costa, exemplifica o sucesso do evento. “A nossa lotação foi completa durante o MIMO. Esse é um evento que só agrega a cidade, pois eles são muito organizados e trazem música boa e shows gratuitos para a população. Para hotelaria é muito bom”, explica.
Além dos hotéis, a demanda comercial da cidade também cresce com o fluxo de participantes do evento. A proprietária da cachaçaria Milagres de Minas, Cida Zurlo, considera o festival como um dos melhores que acontecem na região. Segundo ela, além do aumento significativo na clientela, os participantes do evento trazem para a cidade uma energia tranquila e de respeito à cidade. Daniel Pinheiro, dono do Passo Pizza Jazz também confirma o aumento dos fregueses em 20%. Ele destaca a boa organização do festival e a diversificação dos novos clientes do restaurante: “O evento é muito bem trabalhado e pelo seu perfil acredito que poderiam ser estudados palcos menores em outros largos da cidade, o que seria até um charme a mais que poderíamos oferecer”.
O MIMO aconteceu também em Olinda do dia 04 a 07 de setembro, quando a cidade pernambucana recebeu shows como o de Jorge Mautner (Brasil) e Chick Corea & The Vigil (EUA).
Confira a programação de outubro em www.mimo.art.br