Depois de seis meses de muito empenho e trabalho, 48 jovens de Mariana participantes do Programa Miniempresas 2014, iniciativa da ONG Junior Achievement, receberão o diploma de conclusão do curso. O evento de formatura acontecerá no dia 16/9 (terça-feira), às 19 horas, no Centro de Convenções Mariana.
A Samarco é uma das mantenedoras da ONG no Brasil e, além do Programa Miniempresa, realiza diversas iniciativas da entidade em Mariana, desde 2007. Em todas elas, a empresa busca sensibilizar os jovens para a importância do empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios que impulsionem a economia e desenvolvimento local.
O Programa Miniempresa é uma iniciativa de âmbito mundial, dedicada a formar jovens empreendedores em diferentes países onde a Junior Achievement está presente. Este ano em Mariana, a iniciativa contou com a participação de estudantes de escolas da rede pública de ensino.
Durante o programa, os estudantes criaram miniempresas experimentais e contaram com a orientação de voluntários universitários para a idealização de um produto, abertura de uma empresa, vendas e balanço final.
Desafio de Gestão
Em Mariana, pela primeira vez, o despertar para a cultura do empreendedorismo também envolveu alunos do ensino superior. Para eles, a Samarco, por meio da iniciativa da Junior Achievement, propôs uma experiência nova, que uniu gestão e tecnologia: a aplicação do software MESE (Management & Economic Simulation Exercise)– exercício de simulação gerencial e econômica, em tradução livre.
Durante o 3° Fórum de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Mariana, um grupo de 34 estudantes de economia e administração de empresas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) utilizou a ferramenta desenvolvida pela Harvard Associates para gerir empresas fictícias especializadas na produção de uma caneta tecnológica que armazena tudo o que é escrito com ela, a Echopen. O desafio dos participantes foi criar uma estratégia de diferenciação da concorrência, a partir da análise de dados macroeconômicos oferecidos pelos organizadores.
Além de contribuir para a formação profissional dos estudantes, a iniciativa visa envolvê-los na multiplicação do pensamento empreendedor, inclusive com o trabalho voluntário na formação de outros jovens.
Educação para negócios
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Atualmente, mais de 123 países aplicam seus programas, que beneficiam sete milhões de jovens ao ano.
Serviço:
Formatura de Miniempresários
Data: 16/9 – terça-feira
Horário: 19 h
Local: Centro de Convenções de Mariana