BOM DIA OURO PRETO!
“ Bom dia cidade de Ouro Preto, Bom dia a todos, os que daqui são e os que estão de passagem, trazendo e levando conhecimento.”
Mirim é ouro-pretano do Antônio Dias e desde criança revelou na escola seus dotes para o desenho e a pintura. Ele é auto didata e vive do seu trabalho. Sempre pode ser encontrado no adro de S. Francisco de Assis, onde conversamos, ou no Pilar. Ele conta que o seu talento na escola, fazendo ilustrações para as aulas de educação artística e mapas de geografia, lhe deu cedo uma independência financeira, o que era bom, mas também causava alguns conflitos em casa: o pai se preocupava com o futuro do filho como artista. Iniciar na capoeira, no Grupo Cativeiro, foi para ele uma grande revelação: “a capoeira me deu a expressão da liberdade” e sentiu que com ela poderia ganhar o mundo. Mirim descobriu a cidade de Pirinópolis, em Goiás, e atualmente divide o seu tempo entre aqui e lá. Fechando o nosso papo ele me disse: “Ouro Preto consegue arrecadar muito dinheiro contando histórias de dor, sofrimento e angústia do povo negro, que de longe vieram e construíram a cidade”
A coluna BOM DIA OURO PRETO! é um ponto de encontro dos moradores da cidade. O foco são pessoas que nos atendem no cotidiano, com a maior gentileza no seu trabalho.
Desta forma, nesta coluna, elas se tornam as estrelas por um dia. Vamos curti-las?