Evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Ouro Preto, e já confirmou a participação de autores nacionais e internacionais; debates sobre literatura, arte e política são destaques desta edição
As relações entre literatura, arte e política serão desvendadas durante o Fórum das Letras de Ouro Preto. O evento, já consagrado como um dos mais importantes encontros literários do país, será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, com o tema “Escritas em Transe”, e reunirá um número recorde de atrações, debates, apresentações teatrais e outras atividades gratuitas, que tomarão conta da cidade histórica mineira. O Fórum das Letras é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o objetivo de promover o diálogo entre autor e público participante, contribuindo para a difusão da produção literária e editorial brasileira, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, nos âmbitos turístico e cultural.
Em 2014, o evento registrará um crescimento em relação aos anos anteriores: ao longo de cinco dias, serão recebidos cerca de 100 convidados, que participam de seis diferentes atrações, Programação Principal, Ciclo Jornalismo e Literatura, Fórum das Letrinhas, Ciclo de Debates, #DasLetras, novidade pensada especialmente para o público jovem. Paralelamente, será realizado também o Fórum das Letras Jurídicas, organizado pelo curso de Direito da UFOP.
Entre os autores internacionais já confirmados para esta edição, estão a espanhola Care Santos, o africano Kously Lamko, o iraniano Mohsen Emadie o suíço Patrick Straumann. Também já foi anunciada a participação dos autores Paulo Markun, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura. Para a coordenadora do evento, Guiomar de Grammont, o mote escolhido para este ano oferece um enorme leque de discussões e se refere ao tempo de transição que estamos vivendo, sobretudo na literatura, com o advento da internet e do livro digital, além de se referir às transformações do mundo contemporâneo em todas as instâncias, da arte à política. Toda a programação do evento é gratuita e pode ser conferida no sitewww.forumdasletras.ufop.br.
Programação Principal
Realizada no Cine Vila Rica, a programação principal do evento contempla profundas discussões sobre a produção literária e a relação dos autores com suas respectivas obras e a contemporaneidade, refletindo as análises e reflexões de personalidades essenciais para a cultura brasileira. Alguns temas já estão definidos, como “Reflexões à margem da histórica”, com Cláudio Aguiar, Frei Betto e Mário Magalhães; “Herzog: símbolo da liberdade de expressão”, com Audálio Dantas, Paulo Markun, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura; e “O brado retumbante: a reconquista da democracia no Brasil”, com Lira Neto, Fernando Gabeira, Fernando Morais e Paulo Markun.
Ciclo Jornalismo e Literatura
Audálio Dantas, Daniela Arbex (Tribuna de Minas), Eliane Brum (El País), Luiza Villaméa (Revista Brasileiros), Mário Magalhães, Natália Viana(Agência Pública), Ricardo Kotscho (Record News) e Zuenir Ventura (O Globo) são os nomes confirmados pela curadora Marta Maia, professora de Jornalismo da UFOP. As mesas programadas debaterão os temas “Escritas do desassossego”, “Escritas da ausência” e “Escritas da experiência” e serão realizadas no Grêmio Literário Tristão de Ataide (GLTA). O domingo, 2 de novembro, o editor da revista Época, João Gabriel de Lima, ministrará a oficina “Jornalismo e literatura: escritas criativas”.
Fórum das Letrinhas
Incentivar o hábito da leitura, desde o início, é um dos principais objetivos do Fórum das Letrinhas, projeto infantojuvenil que integra o Fórum das Letras de Ouro Preto. A iniciativa, coordenada pela pedagoga Tereza Gabarra, é voltada para escolas da rede pública e privada de Minas Gerais e inclui palestras com autores, lançamentos de livros, jogos literários, apresentações teatrais e oficinas de criação, contribuindo assim com a transformação social e cultural de milhares de crianças e adolescentes. Em 2014, a programação incluirá 19 ações diferentes, realizadas em espaços distintos, como a Tenda da Vale, Biblioteca Pública de Ouro Preto e Museu da Inconfidência, além de instituições de ensino de Ouro Preto e região.
Ciclo de Debates
Realizado no Anexo do Museu da Inconfidência, o Ciclo de Debates lança luz sobre as questões práticas relacionadas à literatura, ao mercado editorial e políticas públicas relacionadas ao universo do livro. Para esta edição, já está confirmado o debate “Políticas públicas para a literatura no Brasil”, comFabiano Piuba, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura; Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro; e Volnei Canônica, coordenador do Programa Prazer em Ler.
#DasLetras
Uma das maiores novidades desta edição do Fórum das Letras será a realização de uma programação inteiramente dedicada ao universo jovem e com debates a respeito de questões comportamentais que interessam a pessoas de todas as idades. Fabrício Carpinejar, Tico Santa Cruz e Férrez são algumas confirmações já feitas pela curadora da área, Cilza Bignotto.
Fórum das Letras Jurídicas
Os debates sobre questões relacionadas aos direitos humanos, relações trabalhistas no século XXI, entre outros, serão o foco do Fórum das Letras Jurídicas, que será realizado paralelamente, organizado pelos coordenadores do curso de Direito da UFOP. O jornalista Leonardo Sakamoto é uma das confirmações do encontro, que acontece paralelamente ao Fórum das Letras.
O Fórum das Letras contará, ainda, com exposições, shows musicais, esquetes teatrais e outras intervenções artísticas. A programação completa do evento será divulgada em breve. As novidades também podem ser acompanhadas pelo Site www.forumdasletras.ufop.br