Marcos Braccini é um artista múltiplo, que transita entre o contemporâneo, o erudito, o popular, o eletrônico, dentro de uma rara coerência de propostas e objetivos, fazendo com que essas facetas diversificadas se completem e se enriqueçam. Seu trabalho de estreia solo não é o disco de um iniciante, mas de um músico e compositor que se apresenta já completo e consciente de seu ofício.
Marcos Braccini é: compositor, arranjador e produtor musical. Graduado em Composição pela Escola de Música da UFMG, também estudou na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte. Produziu discos e participou de diferentes projetos dedicados à música contemporânea de concerto, à música popular brasileira e ao rock 'n' roll, além de compor trilhas para a televisão e o rádio, trabalhando com artistas como, Sérgio Ricardo, Arnaldo Baptista, Leopoldina, o Quarteto Tarón, Pedro Sá, Naylor Proveta, Robertinho Silva, Antonio Carrasqueira, Rafael Martini, Flávio Henrique, Vítor Santana, Chico Amaral, Dead Lover's Twisted Heart e outros. É também integrante do grupo de música experimental “Derivasons” e da banda de rock “The Junkie Dogs”.
“Noturno” é um trabalho de amplas sonoridades. Um amálgama musical e poético, com a erudição a serviço da qualidade, sem perder suas profundas raízes populares. Da serenidade ao ímpeto, o trabalho de Marcos Braccini é desafiador. Aponta um caminho, uma jornada, que começa em tom de desalento, na tensão provocativa de ritmos e harmonias, até chegar à estrada aberta da ousadia.
Em cada faixa, a canção dialoga com o instrumental, as palavras se integram no corpo da melodia, nos arranjos elaborados, plenos de nuances e de referências de amplo espectro. De Moacir Santos a Pendercki, de Caetano a Sérgio Ricardo, do quase esquecido e ainda “maldito” Nick Drake, com sua melancolia explícita, às construções luminosas de Tom Jobim. Dos bambas do samba a Beatles. De Mercedes Sosa e Piazolla a Radiohead.
É nesse ambiente fértil de influências que “Noturno” se impõe como uma proposta de difícil enquadramento em modelos formais, mas de inegável talento e beleza. Marcos Braccini apresenta uma linguagem universal, que trafega pela realidade latino-americana, que invade os sons ibéricos, que se transporta para o rock contemporâneo europeu, que funde a liga preciosa das diversas influências sem perder o foco.
Ouvir “Noturno” é embarcar em uma viagem de beleza, de emoção, de erudição e de prazer pelos labirintos e amplitudes de um mosaico musical elaborado, instigante e da boa e eterna música de qualidade.
Serviço:
Show de Lançamento do CD Noturno de Marcos Braccini
Data: Sexta- feira, 03 de outubro de 2014
Horário: 21h00
Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcellos, 328 , Pilar - Ouro Preto
Os ingressos serão distribuídos no local do show.
Informações Centro de Convenções da UFOP: (31) 3551 1015.
Link para o vídeo de uma das músicas:
http://vimeo.com/105955444
O disco está disponível para download em www.marcosbraccini.com
Para escutar em www.soundcloud.com/marcosbraccini
Foto divulgação Crédito Renato Araújo