Realização e coordenação geral do Cine Vila Rica e da Rubum Cultural.
A Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto (MIC) , é organizada em parceria com uma equipe de estudantes selecionados pela Universidade Federal de Ouro Preto ( UFOP). Em suas linhas de curadoria, toda a programação enfatiza o cinema independente, as questões sócio-políticas e o viés educativo da obra audiovisual. Para isso, a mostra se estrutura em três eixos de desenvolvimento distintos:
Eixo de Debates - o Cine Vila Rica se torna a mesa de discussão, onde diretores, produtores, realizadores e estudiosos da sétima arte debatem com o público as causas e os efeitos do Cinema.
Eixo de Cinema/Educação - a parceria com as escolas públicas da região transforma o Cinema, articulado a ações lúdico-pedagógicas e oficinas, em um instrumento para pensar os rumos da educação e o uso dos recursos audiovisuais numa sociedade cada vez mais ligada ao entretenimento e a comunicação
Eixo Fora da Tela, em que a arquitetura da cidade barroca vira palco para projeções a céu aberto .
Este ano, além das cerca de 60 obras de todas as partes do mundo, entre longas, médias, curtas-metragens e uma exposição dos fotógrafos Shirley Fraguas & Henrique Perini, em parceria com o Coletivo Batalho da UFOP, a MIC traz, para inaugurar a série de debates, a diretora, fotógrafa e produtora Laura Murray, do filme "Um beijo para Gabriela". O documentário narra a história de Gabriela Leite, a primeira prostituta a concorrer a um mandato no Congresso Nacional brasileiro. A também produtora e jornalista Gracy Laport comentará o lançamento do longa “Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa”, que tem no elenco Marat Descartes, Leonardo Medeiros e a cidade de Ouro Preto como cenário.
Os debates ainda contarão com a presença dos estudiosos da estética cinematográfica Hebert Glauco de Souza, Marlon Garcia da Silva, Douglas Garcia, Leca Kangussu, dentre outros.
Confira a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/MostraInternacionalOuroPreto
Foto divulgação Facebook do evento