O Fórum das Letras 2014 foi oficialmente lançado nesta segunda-feira, 6 de outubro, em uma coletiva de imprensa que reuniu parceiros, jornalistas e representantes do evento literário no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Durante a oportunidade, foi apresentada a programação do encontro, que será realizado entres os dias 29 de outubro e 02 de novembro, em Ouro Preto. Literatura, arte e política tomarão conta dos debates sediados na cidade mineira, e prometem trazer muitas novidades.
Com o tema “Escritas em transe”, sugerido pelo jornalista Audálio Dantas, durante a última edição, o evento promoverá discussões sobre o movimento permanente da escrita, entendendo-a como manifestações de forças do inconsciente e da memória, de acordo com a coordenadora geral, Guiomar de Grammont. De acordo com ela, o tema abrange também questões relacionadas à política, como o “Golpe de 64” e as “Diretas Já!”, além de permitir a exploração de assuntos relacionados à psicanálise, loucura e arte.
Guiomar de Grammont apresentou ainda os destaques dessa edição, como o show intimista de Adriana Calcanhoto, programado para a abertura oficial – uma novidade em relação às edições anteriores – e a estreia do #DasLetras, espaço voltado para o universo jovem, que trará, pela primeira vez, os escritores Gregório Duviviver, Ana Paula Maia, Férrez e Pedro Gabriel. Destaque também para as homenagens aos 90 anos da Caravana Modernista, o Bicentenário de Aleijadinho e Alvarenga Peixoto e o centenário da escritora brasileira Carolina de Jesus.
A presença de autores internacionais também chamou a atenção. Para este ano, estão confirmados o poeta Mohsen Emadi (Irã) e a também poeta Julia Oliveira (Honduras), que discutirão como a liberdade de expressão é entendida seus países e relatarão condições da produção literária, assim como a portuguesa Lídia Jorge e a espanhola Care Santos. Entre os autores nacionais, é possível citar um grande leque, como Frei Betto, Fernando Morais, Paulo Markun, José Castello, Zuenir Ventura, Ricardo Kostcho, entre muitos outros.
A curadora do Fórum das Letrinhas, Tereza Gabarra, também esteve presente no lançamento e destacou as novidades de 2014. A principal delas será a inauguração da “Sala de Leitura”, na Escola Municipal Morro São Sebastião, localizada no distrito de mesmo nome, além do primeiro Seminário de Educação Infantil promovido pelo Fórum em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. A programação do Fórum das Letrinhas contará com 19 atividades voltadas para as escolas da rede pública e privada de Minas Gerais, e pretende incentivar o hábito da leitura, entender e acompanhar o processo de interpretação feito pelos alunos.
Pelo segundo ano consecutivo, o Fórum das Letras contará também com a realização do Fórum das Letras Jurídicas, idealizado pelo curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Direito do Patrimônio Cultural do Departamento de Direito da UFOP, Carlos Magno de Souza Paiva, o evento é um espaço democrático e promove cada vez mais a interação com diversos cursos da Universidade.
O Fórum das Letras de Ouro Preto, já consagrado no país, terá ainda uma programação ampla, incluindo o Bar do Fórum, que funcionará no Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM) e sediará a programação cultural do evento, com shows musicais, esquetes teatrais e outras intervenções artísticas. A programação é inteiramente gratuita.