Bom Dia Ouro Preto!
“Bom dia Ouro Preto, que todas as pessoas responsáveis por esse acervo tenham maior consciência do seu significado e critérios iguais na preservação do nosso patrimônio”.
Manteiga ou Manteiguinha, como ficou conhecido, nasceu de oito meses, por um acaso, na cidade de Suzano, interior de São Paulo, quando sua mãe foi visitar uma irmã. Filho do casal Isaura e José Gomes Batista, Joaquim Roberto e os dezessete irmãos foram criados no Bairro do Pilar em um casarão que deu lugar ao atual prédio do CESFO. Ele estudou na Escola Estadual D. Pedro II, no Renée Gianetti em Saramenha e na Fundação de Arte de Ouro Preto, onde descobriu o caminho de sua vida profissional. Formado em restauração, aluno de Jair Inácio, Manteiga cita algumas obras que estão no seu currículo: Restauro da Casa dos Contos (forro), Capela do Taquaral, Solar do Padre Correia em Sabará, Igreja de Santa Efigênia e a Capela do Palácio dos Governadores (atual Escola de Minas), entre outros. A facilidade de comunicação e o seu gosto por estar com pessoas diferentes o levaram também ao trabalho de Guia de Turismo, função que exerce até hoje, credenciado pelo Ministério do Turismo: “falta uma organização e qualificação de mão de obra nesta área”, mas reconhece sua importância na cidade abrindo horizontes para muitos jovens que não teriam melhores perspectivas. Ele adora mostrar a cidade para seus clientes, de tudo, os pontos principais e comenta: “Ouro Preto não explora nem 30% do potencial que tem, como por exemplo as ruínas, as minas, origens de nossa urbanização”. Manteiga é um dos personagens mais queridos e populares de Ouro Preto. Há um tempo atrás deixou a cidade preocupada com um súbito problema de saúde, mas já recuperado pode ser encontrado e transita diariamente pelo centro histórico. Ele é pai de Aralin e Ceci e desejamos a ele muita saúde e que continue enriquecendo a nossa cultura com sua presença.
A coluna BOM DIA OURO PRETO! é um ponto de encontro dos moradores da cidade. O foco são pessoas que nos atendem no cotidiano, com a maior gentileza no seu trabalho. Desta forma, nesta coluna, elas se tornam as estrelas por um dia. Vamos curti-las?