Grupo prepara ainda gravação ao vivo da Série The Beatles e DVD Latinidade.
A Orquestra Ouro Preto, realiza apresentação no próximo dia 20 de Abril, em Ouro Preto, às 20h, na Igreja São Francisco de Paula, com o tradicional Concerto da Liberdade. Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo e, tendo como solistas Ricardo Amado (violino) e Hugo Pilger (violoncelo) - dois dos mais respeitados instrumentistas em atividade no país -, o grupo apresenta o espetáculo Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla. A entrada é gratuita
O concerto evidencia, por meio da música, diferentes formas pelas quais o homem experimenta a natureza. Se no passado barroco de Antonio Vivaldi (1678 – 1741), as estações do compositor italiano remetem a uma postura contemplativa do homem diante das transformações ocorridas na natureza, em Astor Piazzolla (1921 – 1992) a passagem dos quatro ciclos temporais condicionam mudanças na própria experiência humana, interferindo no temperamento, nos modos de agir e pensar do homem contemporâneo e de seu cotidiano marcado, cada vez mais, pela compressão do espaço-tempo. Todas estas características podem ser observadas na escuta de cada um dos movimentos de “Oito Estações”.
A apresentação dá início às comemorações dos 14 anos de história da Orquestra Ouro Preto, em um ano que será marcado pelo registro e lançamento de conteúdo audiovisual. Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla, por exemplo, foi gravado no final do ano passado nos salões do Grande Hotel de Araxá, um dos mais belos cartões postais de Minas Gerais, e será lançado em formato duplo (CD/DVD), na programação da segunda edição do festival Música de Outono – dedicado à música de concerto e câmara realizado pela Orquestra Ouro Preto em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto – que irá reunir, em Ouro Preto, entre os dias 16 e 21 de Junho, grandes nomes da música erudita da atualidade.
Em Maio, acontece o aguardado lançamento em CD e DVD das Valencianas, de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto. Gravado em novembro de 2012 no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o produto será comercializado em todo o território nacional pela DECK.
Ainda no campo da música experimental e do caminho do diálogo entre os universos da música de concerto e popular, como uma das formas de trabalho que a diferencia das orquestras em atividade no país, a Orquestra Ouro Preto registra, no mês de Julho, em um concerto em praça pública, na cidade de Ouro Preto, a Série de Concertos The Beatles. Com o clamor e a cobrança do público, o grupo finalmente ira gravar o projeto de sucesso. “A Série The Beatles proporcionou à Orquestra Ouro Preto um grande apelo de público. Para se ter uma ideia, cada postagem em nossa página no facebook, fazendo referência à Série The Beatles, tem alcançado mais de cem mil pessoas. Além de um trabalho experimental de qualidade, pensamos esta série como possibilidade de democratização ao acesso à música de concerto, considerando que quem comparece em um concerto da Série The Beatles, retorna outras vezes para ver um concerto de Vivaldi, Bach e Mozart”, comenta o Maestro Rodrigo Toffolo que integra a mesa Orquestras Criativas da Transform Orchestra Leadership -- Conferência Internacional MULTIORQUESTRA: Talento, Gestão e Impacto, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 28 e 30 de Abril.
Já no segundo semestre, o grupo prepara a gravação do DVD Latinidade. O produto registra um dos pilares de atuação da Orquestra: a latinidade como fonte de identidade e referência, enfatizando a música brasileira de concerto. Peças de Radagmés Gnattali, Heitor Vila-Lobos e Guerra-Peixe integram o DVD, além de parte da obra, escrita especialmente para a Orquestra Ouro Preto, de um dos compositores que possui papel de destaque na história do grupo: o bandoneonista e compositor argentino Rufo Herrera.
Os projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto são frutos de parcerias que não só dão manutenção às atividades do grupo, como se fazem presentes na construção de sua identidade cultural.
Maestro Rodrigo Toffolo (Ouro Preto/MG 1977 -) Ex-aluno de regência orquestral do maestro-compositor Ernani Aguiar, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorando em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, o violinista Rodrigo Toffolo é músico fundador da Orquestra Ouro Preto, coordenador artístico e regente titular.
Ricardo Amado
Spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde julho de 2002, concertino da Orquestra Petrobras Sinfônica, desde janeiro de 2011. Já se apresentou como solista de diversas orquestras, dentre elas, a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Ouro Preto e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. É vencedor de vários prêmios como melhor instrumentista.
Hugo Pilger
Membro do Quarteto Radamés Gnattali, primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica e também professor desse instrumento na UNIRIO, Hugo Pilger já se apresentou como solista nas orquestras Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica Nacional, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica Brasileira. Recentemente lançou o box duplo, DVD e BluRay intitulado Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano com a pianista Lúcia Barrenechea, que contém o primeiro registro em áudio do violoncelo Martin Diehl de 1779, que pertenceu a Heitor Villa-Lobos. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo, fruto de sua pesquisa de Mestrado.
Orquestra Ouro Preto - A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e no exterior. Em seu legado, destaca-se também a gravação e o lançamento do disco Latinidades, que no ano de 2007, foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental, a participação da International Beatle Week 2012, onde apresentou uma releitura ímpar de parte das obras dos Beatles, o que resultou em um convite, por parte dos organizadores do evento inglês, para a gravação de um DVD ao vivo na Inglaterra, com circulação em toda a Europa. Recentemente, esteve em turnê por Países e Comunidades de Língua Portuguesa, divulgando a música de concerto latina contemporânea. Desde 2011 é patrocinada pela Petrobras. Atualmente, é patrocinada também pela Gerdau e Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Também conta com apoio cultural da Gasmig e do Instituto Ouro Preto.
SERVIÇOS
Oito Estações - Orquestra Ouro Preto faz concerto especial durante feriado em Ouro Preto
Dia: 20 de Abril
Horário: 20:30h
Local: Igreja São Francisco de Paula