Atualizado 12/11/2014 às 10:15 horas Fonte Top Cultura
Foi publicado nesta quarta-feira (12) no site do TRE Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o acórdão que determina a cassação do prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho (PSDB).
Agora resta apenas a liberação da justiça para que o segundo colocado nas eleições Júlio Pimenta (PPS) assuma o cargo junto com seu vice-prefeito Tico (à esquerda na foto), o que pode acontecer ainda hoje.
Nota da coletiva de segunda feira (10/11):
Candidato derrotado nas eleições de 2012, Júlio Pimenta (PPS) está confiante de que será efetivado no cargo após o afastamento do atual prefeito José Leandro Filho (PSDB). Tanto que ele concedeu entrevista coletiva na segunda-feira (10), quando afirmou que fará uma administração “participativa” e somente com pessoas da cidade. “Cem por cento de pessoas de Ouro Preto vão trabalhar na nossa administração, ninguém de fora”, reafirmou Júlio.
José Leandro deve ser afastado do cargo após a publicação de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), cujo prazo e de até dez dias após a decisão da Corte, em sessão no dia 6. O atual prefeito foi afastado por irregularidades em mandato anterior, motivado pela Lei de Ficha Limpa. O processo se arrastava desde 2012 pela falta de entendimento quanto ao período de inegibilidade.
Ciente de que haverá uma rápida transição do cargo após a divulgação oficial do TRE, Júlio Pimenta alinhou algumas de suas prioridades. Ele afirmou que os investimentos iniciais serão destinados à Santa Casa da cidade, ao Educandário Santo Antônio, e também dará atenção aos transportes de emergência e escolar. Também prometeu empenho na questão da Novelis – indústria que atua com alumínio primário e que já anunciou o fechamento de sua unidade e a demissão de pelo menos 350 funcionários até o mês que vem.
Outro lado
O atual prefeito José Leandro manifestou em nota oficial na semana, dizendo estar confiante na manutenção do cargo. Na nota, divulgada pela Prefeitura, José Leandro afirmou que o TRE “mesclou regimes jurídicos, em interpretação prejudicial ao candidato, o que sabidamente é vedado pelo ordenamento e repudiado pelo Supremo Tribunal Federal.”
José Leandro e seu vice, Francisco Rocha Gonçalves, o Chiquinho Xavier, (DEM), podem recorrer da decisão após a publicação do acórdão do Tribunal mineiro, mas afastados dos cargos. José Leandro Filho, de 67 anos, cumpre seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Ouro Preto. Nas eleições de 2012, ele foi eleito com 18.546 votos, o que representava 40,91% dos votos válidos. O segundo colocado, Júlio Pimenta, obteve 14.597 votos (32,2%).
Apuração Tainara Ferreira
(Colaborou Heraldo Leite - Especial para o Portal Ouro Preto)