Seminário Aleijadinho e os próximos 100 anos, oficinas, exposições, palestras, lançamentos de livros, exibição de documentários e atrações culturais integram os eventos da 37ªSemana do Aleijadinho em Ouro Preto nesse mês de novembro, para homenagear Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado como o maior artista das Américas no período Colonial. Programação Completa, clique aqui!
Dia 18, o Seminário Aleijadinho e os próximos 100 anos, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) acontecerá no Santuário Nossa Senhora da Conceição e será aberto pelo Diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM/Iphan), Andrey Schlee, juntamente com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ângelo Oswaldo, o Cônego da Diocese de Mariana, Luis Carlos Ferreira, e representante da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Na Programação serão debatidos temas como: novos campos de estudo da obra de Aleijadinho – primeiras notas da Comissão de Assessoramento; O PAC Cidades Históricas e a proteção da obra de Aleijadinho em Minas Gerais – intervenções programadas e em curso, palestra do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida. As experiências de restauração e documentação da obra de Aleijadinho; as Tecnologias Computacionais, e as expressões contemporâneas e o barroco brasileiro também serão assuntos de palestra nos dias 18 e 19 do Seminário a ser realizada no Santuário Nossa Senhora da Conceição. Veja mais clicando aqui no site do IPHAN
Seminário Aleijadinho e os próximos 100 anos
LOCAL: Santuário Nossa Senhora da Conceição – Praça Antônio Dias, s/nº, Antônio Dias
HORÁRIO: 9h às 19h
VAGAS LIMITADAS: Informações e inscrições: Escritório Técnico do IPHAN em Ouro Preto
CONTATO: (31)3551 3099 | 3551 3260 ; email: escritorio.ouropreto@iphan.gov.br
Clique aqui e veja a Programação Completa da 37ª Semana do Aleijadinho em Ouro Preto!
Foto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no bairro do Antônio Dias em Ouro Preto. Construção iniciada em 1727 e concluída em 1746 onde já existia a capela de Nossa Senhora da Conceição construída por Antônio Dias em 1699. O Projeto e construção é de Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho. Nessa Igreja estão sepultados o mestre Aleijadinho e seu pai. Abriga ainda o Museu do Aleijadinho, com obras do artista. Atualmente não há visitação pois o Santuário está fechado para restauração.
Foto Eduardo Tropia/ouropress