Avisos Meteorológicos
Seg, 01 de Dezembro de 2014 10:02
693/2014: Previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada (10 a 14,9 mm/h), acompanhadas de rajadas de vento ocasionais nas mesorregiões Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul, nas próximas 4 horas.
Em caso de perigo, chame a Defesa Civil da sua cidade, Corpo de Bombeiros 193 ou a Policia Militar 190.
*O Alerta Meteorológico hoje se eleva ao seu nível mais elevado, o de ALERTA MÁXIMO. Com uma medição acima 128mm de chuva acumulados em um intervalo contínuo de cinco dias, entra-se no nível de ALERTA MÁXIMO, sendo que até as 12h00min de hoje (29/11/2014) já havia sido registrado um acumulado de 173mm medidos a partir do dia 22/11/2014 quando as chuvas se iniciaram continuamente. Desta forma, deslizamentos em toda a cidade poderão ocorrer com a continuidade das chuvas, uma vez que além deste acumulado expressivo de chuvas contínuas, o solo já se encontrava encharcado pelas chuvas ocorridas nos dias anteriores.
O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) através do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres) também emitiu para o Município de Ouro Preto no dia 28/11/2014 às 16h:09min o ALERTA1153/2014 atualizado, reportando RISCO ALTO DE MOVIMENTO DE MASSA nas encostas.
De acordo com as previsões do SIMGE, a região de convergência de umidade de origem Amazônica, perderá força, porém áreas de baixa pressão continental e uma frente fria na costa do país manterão o tempo instável sobre o Sudeste e em parte do Nordeste do Brasil. As condições meteorológicas permanecerão instáveis e são esperadas pancadas de chuva em todas as mesorregiões de Minas Gerais, especialmente entre os dias 29 (sábado) e 01/12 (segunda-feira), onde são esperados acumulados significativos, especialmente nas porções norte, centro e leste de Minas Gerais. Neste período, as temperaturas diurnas ficam amenas, devido à fração de nebulosidade. A partir do dia 03/12 (quarta-feira), haverá uma redução das chuvas na maior parte do estado. As temperaturas estarão em gradativa elevação no estado.
Fiquem atentos ao Alerta Meteorológico, o nível pode mudar a qualquer momento dependendo das condições do tempo. Em caso de dúvidas, não se arrisque, entre em contato com a Defesa Civil: 031.3559-3121 ou 199. “Em caso de um perigo iminente, lembre-se: o nosso maior patrimônio é a vida!”
IMPORTANTE: Quando o Alerta Meteorológico entra em seus níveis extremos, por exemplo, no de alerta máximo com cor vermelha, significa que naquelas condições de chuvas acidentes significativos com deslizamentos de encostas já ocorreram em Ouro Preto em algum momento do passado. Desta forma, podem ou não ocorrer deslizamentos de encostas durante um nível extremo do Alerta Meteorológico, sendo que as probabilidades de ocorrências destes movimentos de massa são maiores nestas condições de chuvas. A intenção principal é alertar a população quanto aos riscos a que ela está exposta naquelas condições críticas de chuva, sendo que sempre almejamos que nenhuma fatalidade ocorra até o cessar do alerta máximo.
Outra informação relevante é que nos primeiros níveis do alerta, por exemplo, no de atenção com cor amarela, podem ocorrer deslizamentos de encostas mesmo com as baixas probabilidades destas ocorrências neste nível do alerta meteorológico. Isso se deve ao fato de que mesmo não havendo frentes frias associadas às Zonas de Convergências do Atlântico Sul (Zcas) atuando sobre nossa região, fenômenos indicadores de chuvas intensas e duradouras, as pancadas de chuvas no final das tardes do verão, conhecidas como chuvas convectivas, podem apresentar acumulados expressivos que caem em um curto intervalo de tempo e geralmente vêm acompanhadas de fortes rajadas de ventos e até mesmo de granizo. Esse tipo de chuva pode ter grande potencial destrutivo, principalmente se o terreno já estiver encharcado devido às chuvas dos dias anteriores, com potencial para causar deslizamentos, enchentes e enxurradas.
Fique Atento! O nosso maior objetivo é analisar, todos os dias, o volume de chuva que caiu em Ouro Preto no dia anterior. Com isso, podemos verificar se essa chuva que caiu poderá ou não causar deslizamentos de encostas em nossa cidade. Se a chuva foi perigosa, emitiremos imediatamente alertas pelo melhor meio de comunicação local que estiver disponível no momento. Para quem quiser saber maiores detalhes sobre a previsão do tempo específica para Ouro Preto, deixamos disponível um link do Clima Tempo na página principal da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Não se deve confundir o Alerta Meteorológico com previsão do tempo. A previsão do tempo é apenas uma das ferramentas utilizadas na atualização do Alerta Meteorológico.
Abaixo estão listadas algumas das principais fontes de previsão do tempo que utilizamos para atualização do Alerta Meteorológico:
1 – SIMGE (Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais):
http://www.simge.mg.gov.br/
2 – INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=tempo/meteograma&code=3146107
3 – CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) / Meteorologia:
http://www.cemig.com.br/Paginas/MGTempo.aspx
4 – CPTEC / INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais):
http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/3672
5 – CLIMA TEMPO:
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/170/ouropreto-mg
6 – TEMPO AGORA:
http://www.tempoagora.com.br/previsaodotempo.html/brasil/OuroPreto-MG/
6 – CEMADEN – PLUVIÔMETROS AUTOMÁTICOS:
http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/#
* As chuvas podem trazer grandes danos físicos e materiais para a população, sendo que diante do perigo todos nós devemos ter inicialmente a conduta de autoproteção. Essa conduta você pode assumir buscando o maior volume de informações que puder sobre os riscos de acidentes naturais a que está exposto em sua comunidade. Divulgar essas informações também é de grande importância. Abaixo você terá acesso a algumas informações básicas relevantes e no endereço da CEDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) - http://www.defesacivil.mg.gov.br/ - você também encontrará uma grande diversidade de importantes informações que podem salvar a sua vida e as dos outros.
TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI
1 – O que significam as cores dos círculos no Alerta Meteorológico?
Resposta:
VERDE (Observação) – Neste nível é feito o monitoramento meteorológico constante, a fim de verificar e antecipar a formação de sistemas atmosféricos frontais (frentes frias) que avançam sentido a Região Sudeste e que podem gerar acumulados significativos de chuvas. Os sistemas que mais preocupam são aqueles associados aos corredores de umidade provenientes da Região Amazônica que formam as Zonas de Convergência do Atlântico Sul (Zcas). Os acumulados de chuva nestes períodos geralmente são significativos e provocam o encharcamento excessivo do solo. Isso favorece os deslizamentos de terra, bem como o rolamento de blocos rochosos;
AMARELO (Atenção) – Entra-se neste nível quando o índice pluviométrico monitorado varia de 0 a 22 mm acumulados de chuvas em um período de cinco dias consecutivos. Neste estágio é iniciado o Plano de Contingência Municipal com acompanhamento dos índices pluviométricos e dos boletins meteorológicos que são emitidos pelos órgãos estaduais e federais;
LARANJA (Alerta) – Entra-se neste nível quando o índice pluviométrico monitorado varia de22 a 128 mm acumulados de chuvas em um período de cinco dias consecutivos. Neste nível de alerta, deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos podem ocorrer isoladamente. Este nível é caracterizado por chuvas prolongadas e requer um maior acompanhamento dos índices pluviométricos e dos boletins meteorológicos que são emitidos pelos órgãos estaduais e federais. Neste estágio existe a probabilidade isolada de remoções preventivas de alguns moradores das áreas de risco mapeadas, a fim de resguardar a integridade física dos mesmos;
VERMELHO (Alerta Máximo) – Entra-se neste nível quando o índice pluviométrico ultrapassar a marca monitorada de 128 mm acumulados de chuvas em um período de cinco dias consecutivos. Neste nível de alerta, deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos com maior expressão podem ocorrer de modo generalizado em toda a cidade nas áreas de risco mapeadas. Este nível é caracterizado por chuvas prolongadas e com previsão de continuidade para os próximos dias. Essa situação exige um criterioso acompanhamento dos índices pluviométricos e dos boletins meteorológicos que são emitidos pelos órgãos estaduais e federais. Neste estágio existe a probabilidade de remoções generalizadas preventivas e definitivas dos moradores das áreas de risco já mapeadas, a fim de resguardar a integridade física da população;
OBS.: É importante salientar que podem ocorrer casos isolados fora do padrão exposto em cada nível citado acima, uma vez que os valores de referência foram estabelecidos a partir de análise estatística e probabilística por meio do estudo de dados coletados durante 17 anos de observações. As margens de erro verificadas durante os estudos que foram desenvolvidos são da ordem de 10% aproximadamente.
2 – Exatamente em qual lugar ou região que nós estamos dentro do Estado de Minas Gerais?
Resposta:
Primeiramente é importante saber que o Estado de Minas Gerais está na Região Sudeste do Brasil. Agora dentro do Estado de Minas Gerais, o Município de Ouro Preto está localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo divisa com a Região da Zona da Mata a leste como mostra a figura abaixo. Desta forma, sempre que você ouvir uma previsão do tempo para essas regiões do Estado de Minas Gerais saiba que a cidade de Ouro Preto está incluída dentro destas previsões.