O Ofício da Música encerra as edições do projeto de 2014, em Ouro Preto, recebendo o grupo Candonguêro com o show “Como tudo Começou”, sob a curadoria de Poti Castro. Trata-se de um trabalho musical idealizado, há nove anos, por artistas e pesquisadores ouro-pretanos, com intuito de resgatar e difundir a música carnavalesca nacional. Em ritmo de samba, o quinteto realiza o “encontro” de grandes nomes em um verdadeiro concerto de música popular brasileira. O evento ocorre no dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, no Hotel do Teatro (Rua Costa Sena, 307, Ouro Preto). O projeto tem patrocínio da Gerdau.
Por meio de releituras de grandes sucessos, o show emociona e anima o público pela originalidade, realizando fusões musicais impensáveis, como a união de Chiquinha Gonzaga e Titãs, Tim Maia e Luiz Gonzaga, Noel Rosa e Zeca Pagodinho, além de canções clássicas populares, apresentadas em pout-pourris surpreendentes. O Show Candonguêro – “como tudo começou…” é uma homenagem ao cancioneiro brasileiro e, principalmente, aos compositores ouro-pretanos responsáveis por manter vivo o verdadeiro e saudoso carnaval de Ouro Preto.
“Candonguêro” é uma palavra angolana que denomina o tambor utilizado no Jongo. Através de um processo semântico passou-se a designar o “leva-traz”. Dessa forma, o projeto pretende ser um instrumento de fruição, levando e trazendo canções que rememorem e legitimem a tradição, a partir da construção de uma paisagem sonora que caracterize o som, a cultura e o povo brasileiro.
Sobre o Ofício da Música
Desde a primeira edição, em julho de 2014, o Ofício da Música, em Ouro Preto, tem como principal objetivo promover encontros do público com músicos renomados, sempre com entrada gratuita. As atividades culturais são viabilizadas pelo Museu do Oratório e são uma extensão do projeto que ocorre, desde 2007, mensalmente, no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, sob a curadoria de Poti Castro.
Sobre o Museu do Oratório
O projeto Ofício da Música tem o patrocínio da Gerdau. Para manutenção de suas atividades o Museu do Oratório conta com o patrocínio da Gerdau, Oi, Cemig e Grupo CCR por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio da Oi Futuro.
Serviço: Ofício da Música – “Candonguêro – “Como tudo Começou”
Dia: 18 de dezembro, quinta-feira, às 19h30
Local: Hotel do Teatro – Rua Costa Sena, 307 – Ouro Preto
Entrada gratuita - capacidade para 100 pessoas sentadas