A cidade histórica de Ouro Preto (MG) foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília, por registrar a maior evolução no quesito Capacidade Empresarial do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. A série histórica do levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. O estudo mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística.
O desempenho da cidade, que registrou variação positiva de 8,2 pontos na dimensão Capacidade Empresarial em comparação com o ano passado, deve-se especialmente aos seguintes fatores: esforço em qualificação profissional (há pelo menos 120 pessoas formadas pelo Pronatec Turismo); presença de instituições de ensino de idiomas; oferta de locadoras de veículos e redes multinacionais de alimentos; produção de joias baseadas na extração de minérios, vendidas para outras regiões e exportadas para outros países.
Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a eficácia das estratégias adotadas por um destino deve ser majoritariamente observada pela ótica da competitividade. "É o conceito que impulsiona o destino a superar-se ano após ano, proporcionando ao turista uma experiência cada vez mais positiva", afirma.
Ouro Preto ocupa a 19ª posição do ranking brasileiro de competitividade. A cidade está, ainda, no ranking dos dez destinos com melhores índices nos quesitos Aspectos Culturais (4º), Monitoramento (5º) e Aspectos Sociais (10º), por garantir o acesso à educação, geração de empregos no setor e adoção de políticas de enfrentamento à exploração sexual infantil.
ÍNDICE GERAL - O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008. Trata-se de uma metodologia que gera indicadores de desenvolvimento em 13 dimensões ligadas à atividade turística: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. A versão de 2014 é a sexta da série histórica.
Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério do Turismo
Foto: Eduardo Tropia/ouropress