A Estandarte Cia. de Teatro e a Bio Extratus Cosméticos Naturais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apresentam o espetáculo cênico-musical O Pescador Mentiroso, no próximo dia 10 de Janeiro, em Ouro Preto, às 20h, no Adro da Igreja de Santa Efigênia. Baseada nas histórias do falecido pescador capixaba Mané Bode, a peça tem como fonte de inspiração a devoção aos santos, mais especificamente a São Benedito e integra a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. A entrada é gratuita.
A apresentação faz parte do projeto Devotos. Idealizado pela Estandarte e patrocinado pela Bio Extratus, o projeto pesquisa e investiga a natureza e os fundamentos da devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Ricas em formas e sincretismos, a devoção a esses Santos nos remete à cultura afro-brasileira, assim como às manifestações e festas ligadas Eles.
O projeto percorre 10 cidades que possuem vínculo com São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, nos estados de Minas Gerais (além de Ouro Preto, Alvinópolis, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Miguel do Anta e Belo Horizonte) e Espírito Santo Serra, São Mateus, Conceição da Barra e Vitória).
A realização do espetáculo “O Pescador Mentiroso” dialoga com a devoção dos fiéis e se dá durante os ciclos de festas em homenagem a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, festividades estas representadas pelas Bandas de Congo e Ticumbis, no Espírito Santo e pelo Congado, em Minas Gerais. A fim de coletar depoimentos e histórias que demonstram a devoção dos fieis, o projeto realiza ainda uma série de bate-papos e entrevistas com pessoas de cada uma das cidades, procurando identificar qual a relação que elas mantém com seus Santos de devoção e o que são capazes de realizar pela interseção Deles. Em Ouro Preto, essa etapa da pesquisa acontece no domingo, dia 11.
As narrativas e representações da fé serão documentadas por meio de um registro audiovisual que, será editado no formato de um vídeo-documentário e distribuído entre as comunidades investigadas.
Didito Camilo, da Estandarte Cia. de Teatro, aponta que a turnê do espetáculo “O Pescador Mentiroso” é uma excelente maneira de chegar às pessoas que serão entrevistadas. “Na realidade, é um bater à porta, que resume também um dos objetivo de nossa pesquisa: Troca de saberes que possibilitem a criação de novos espetáculos.
O Pescador Mentiroso
Criado pela Estandarte Cia de Teatro, O Pescador Mentiroso, é um espetáculo cênico-musical baseado em histórias contadas pelo falecido pescador Mané Bode e na devoção a São Benedito. O monólogo presta homenagem a São Benedito, aos Ticumbis e Bandas de Congo do Espírito Santo, demonstrando a simplicidade dos povos a beira-mar, sua fé e devoção aos Santos.
Estandarte Cia. de Teatro - Atuando desde 2005, foi criada pelos atores Didito Camillo, natural de Conceição da Barra, Gustavo Pacheco e Marcelino Xibil. Tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. Vem se apresentando e produzindo eventos e espetáculos por todo o Brasil a exemplo de O Pescador Mentiroso, Causos de Brasêro, O Causo de Geraldo, Futebol de Perna de Pau. Foi agraciada por diversas vezes com o Prêmio Funarte de Cultura. É patrocinada pela Bio Extratus Cosméticos Naturais.
SERVIÇOS
O Pescador Mentiroso – Estandarte Cia. De Teatro apresenta Projeto Devotos com espetáculo teatral em Ouro Preto
Dia: 10 de Janeiro - Horário: 20h - Gratuito
Local: Igreja de Santa Efigênia
Foto Divulgação